Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Unsplash
Unsplash
Comportamento

5 dicas para ter um dia de trabalho mais produtivo

Um dia produtivo começa bem antes de se chegar ao trabalho

Mary Barrett*, The Conversation

Ser capaz de fazer muitas coisas todos os dias no ambiente corporativo vai além do que apenas ter as ferramentas certas para produtividade. Trata-se de cuidar do seu corpo e da sua mente, e isso começa antes de se chegar ao trabalho. Caso você esteja procurando meios para aumentar sua produtividade, sem que sua saúde e vida em família sejam prejudicadas, aqui vão dicas simples para serem colocadas em prática assim que possível:

1. Tenha uma boa noite de descanso

A primeira chave para a produtividade é dormir bastante. Dormir de 7 a 8 horas por noite será bom para o seu desempenho no trabalho, desde a resolução de problemas, até lidar melhor com as mudanças. E não é apenas a quantidade de sono que importa, mas também a qualidade.

Você deve tentar manter um padrão de sono regular. Ir para a cama tarde durante a semana de trabalho e esperar dormir no fim de semana pode fazer você se sentir mais produtivo, mas você está interrompendo seus ritmos de vigília. Isso torna difícil sentir-se alerta e pronto para o trabalho.

Você deixa tudo para depois? Saiba como lidar com a procrastinação

Entre em uma boa rotina de sono, definindo uma hora regular para dormir. Evite cafeína, álcool, nicotina e outros produtos químicos que interferem no sono. Limite a exposição à luz – inclusive da TV, telefone e telas de computador – à noite.

Coma, beba e se exercite o suficiente, mas não muito e nem muito perto de sua hora de dormir. Verifique se o seu quarto é um lugar calmo.

2. Beba café durante o dia de trabalho

O café ajuda você a ficar alerta, porque bloqueia a adenosina, o principal composto do cérebro que faz com que você fique com sono. Um estudo da Marinha dos Estados Unidos descobriu que a cafeína traz uma série de impactos positivos além de nos manter acordados.

Os benefícios variaram do aumento da atenção e do tempo de reação, ao aprendizado aprimorado, à memória e até ao humor. Os efeitos duraram de uma a oito horas. Outro estudo descobriu que a cafeína acelera a rapidez com que processamos as palavras. Mas, o café não é apenas eficaz em nível químico.

O que fazer para que o trabalho não prejudique sua vida em família

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) descobriram que agendar intervalos para o café, para que toda a equipe fizesse isso ao mesmo tempo, aumentava a produtividade. Quando testada em um call center bancário, a eficiência aumentou 8% em média, e 20% para as equipes com pior desempenho. O benefício aqui veio menos da cafeína e mais do aumento das interações entre os membros da equipe.

Mas antes de sair correndo para tomar um café, lembre-se de que, nessas experiências, “uma boa xícara de café” significa café preto puro.

3. Faça uma pausa durante o dia

Pesquisadores norte-americanos descobriram que fazer pausas durante a jornada de trabalho é importante para os trabalhadores reabastecerem os “recursos” do local de trabalho – energia, motivação e concentração.

Conciliar home office e família não é tão fácil – mas não é impossível

Uma pausa pode significar parar completamente o trabalho e fazer algo divertido ou pode ser apenas o ato de mudar de tarefa e fazer algo diferente. Os pesquisadores também descobriram que ao fazer uma pausa você será mais produtivo, mas isso apenas no início do dia de trabalho e não quando você já estiver cansado.

Mas talvez você deva também marcar momentos especiais durante o dia para o exercício físico. Pesquisadores na Suécia descobriram que apenas duas horas e meia de atividade física por semana resultaram em maior produtividade no trabalho ao longo da semana.

4. Evite a procrastinação

Procrastinar não apenas reduz sua produtividade imediata, atrasando o trabalho, mas aumenta o estresse e reduz o bem-estar. Isso pode piorar sua produtividade mais tarde.

Há várias intervenções relativamente simples que você pode fazer, como eliminar notificações em seus dispositivos, trabalhar apenas 15 minutos para iniciar um projeto ou criar metas menores.

7 dicas para conciliar trabalho e família

Um remédio clássico agora suportado por um estudo da Universidade da Pensilvânia é dividir tarefas em partes menores. Além disso, use os níveis mais altos de energia que você tem pela manhã para realizar uma pequena tarefa que não lhe agrada, como telefonar para alguém com quem você relutou em entrar em contato.

5. Faça uma coisa de cada vez

Não fique tentado realizar várias tarefas. Nossos cérebros não são adequados para lidar com múltiplos fluxos de informações ou realizar vários trabalhos ao mesmo tempo. Quanto mais tarefas tentamos realizar simultaneamente, mais lento as concluímos e mais erros cometemos.

Além disso, descobriu-se que “os multitarefas” são mais propensos a se distrair com o ambiente. Atenha-se à difícil ligação que você acabou de fazer e a termine. Agora, faça outra coisa importante e depois faça uma pequena pausa para o café. Seu corpo e sua mente estarão em alta velocidade e sua produtividade também.

*Professora de Administração na Universidade de Wollongong

Tradução de Janaína Imthurm.

©2019 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês.

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

 

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também