Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Trabalho

Conciliar home office e família não é tão fácil – mas não é impossível

Disciplina e planejamento são essenciais para manter a produtividade e conciliar a rotina familiar

Carla Bastos Dias, especial para o Sempre Família

Trabalhar em casa traz vários benefícios, como melhoria da qualidade de vida, flexibilidade na jornada de trabalho e diminuição do tempo gasto com mobilidade urbana. Para a empresária Adriana Rodrigues, 45, o home office ainda tem a vantagem de permitir o acompanhamento da formação dos filhos de perto.

Mãe do casal de gêmeos Maria Eduarda e Theo, 10, Adriana administra uma agência de comunicação há oito anos e sempre teve em mente que trabalharia em casa da mesma forma como se estivesse fora. “Mantive toda a estrutura que tinha antes para poder sair de manhã e voltar à noite. Assim, minha família e meu lar ficam bem cuidados e eu posso exercer meu trabalho com tranquilidade, segurança e foco”, conta.

Conciliação entre família e trabalho: uma pauta que precisa estar em foco

A empresária reservou um cômodo para servir de escritório e quando está lá, todos sabem que não pode haver interrupções. Alguns períodos dos dias úteis são reservados para as crianças – antes de ir para a escola, na hora do almoço e a noite. Mesmo sem horário fixo, Adriana tem o compromisso de entregar o que se propõe e, normalmente, ocupa a maior parte do seu dia.

“Gosto muito de trabalhar em casa. Acredito que desenvolvi um caminho para aproveitar o que há de bom no home office e neutralizar as dificuldades, como a ausência de proximidade física de outras pessoas”, avalia Adriana. Ela diz ainda, que tem parceiros que também compartilham desse mesmo método de trabalho e isso tem feito com que sejam mais produtivos. “Como estamos menos exaustos, somos mais inspirados e conseguimos entregar melhores resultados”, afirma.

Planejamento, disciplina e diálogo são as bases para conciliar o home office e a família

Para aproveitar todos os benefícios do home office e ainda garantir a produtividade, é essencial ter disciplina e planejamento, especialmente quando se tem filhos. Marcelo Bueno, coach e instrutor de treinamentos de alta performance da Sociedade Brasileira de Coaching, afirma que é possível conciliar tudo desde que haja uma rotina bem definida. “É preciso criar uma agenda para determinar os horários dos compromissos e os momentos para estar com eles”. Segundo Bueno, é comum que a família pense que aquele que está em casa não está trabalhando e, por isso, ter disciplina e mostrá-la a todos é o principal ponto do home office.

Para evitar conflitos no dia a dia, é fundamental manter o diálogo para estabelecer limites e respeitar o espaço um do outro. Negociar é a palavra-chave. Então, defina o momento em que você faz seu papel como pai ou mãe, e o período em que está a trabalho. Se estiver no meio de uma atividade, pode combinar de atender o chamado dos filhos após finalizar aquela tarefa. Também vale avisar quando não pode entrar no escritório, como durante a realização de uma reunião.  “Criar um filho e vê-lo se desenvolver é um momento único, que não tem como voltar. Com eles é uma questão de qualidade e não de quantidade”, ressalta. “Mas, com planejamento, é possível ter clareza de que está cumprindo todos os papéis de sua vida, sem culpas ou cobranças”, destaca.

Bueno ainda dá dicas para criar uma rotina inteligente, ser disciplinado e produtivo no home office:

– Comece o dia como se o trabalho fosse externo – tome um banho e vista uma roupa específica para trabalhar.

– Se não houver um cômodo para servir de escritório, escolha um local no qual seja possível manter a postura e evite lugares confortáveis, como o sofá.

– Não deixe a televisão ligada e fuja de tudo que possa servir como distração.

– Defina momentos para as refeições. Isso ajuda a reduzir as pausas e a evitar comer o tempo todo.

– Sempre planeje o dia e inclua os momentos com a família de acordo com a sua agenda.

– Faça um diário de bordo para entender sua rotina. Assim é possível diminuir as interrupções, melhorar a produtividade e aproveitar melhor o tempo livre.

– Classifique as atividades por ordem de prioridade de acordo com os objetivos que você deve atingir naquele dia de trabalho.

– Não trabalhe o tempo todo. Determine um horário para encerrar o expediente, desligue o computador e, se possível, o celular corporativo, e viva sua vida em família.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também