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Virtudes e Valores

Procrastinar: o hábito de deixar tudo para depois que pode te levar ao fracasso

A fraqueza de vontade pode ser o principal obstáculo que te separa de uma vida mais próspera e feliz

Para você é difícil entrar no ritmo do trabalho ao começar o dia? Você costuma adiar o despertador várias vezes ao acordar? Só termina algum trabalho com muita dificuldade? Costuma ser desordenado com seu tempo? Deixa sempre as tarefas mais difíceis para o fim? Acumula tarefas pendentes até o prazo final? Você se sente mais produtivo quando o prazo para entregar um trabalho se aproxima?

Tudo isso pode ser sinal de que você está caindo no hábito de procrastinar: sinônimo de adiar, postergar, deixar para depois. É o costume de não fazer dentro do tempo as tarefas que devem ser realizadas.

Quais são as causas?

As causas da procrastinação são diversas. Entre as mais comuns estão a falta de autodisciplina, a fraqueza da vontade e a dificuldade para estabelecer prioridades e administrar o tempo.

Também é comum que o “procrastinador se habitue a subestimar a importância da tarefa devido à sua aparente facilidade ou a superestimar o tempo que falta para realizá-la. Geralmente, isso está relacionado a uma autoconfiança excessiva, que acarreta também em uma falsa sensação de autocontrole e segurança”, explica o psicólogo Alain Bayona Correa, diretor do site Infopsicologica.com.

O que fazer?

“Revise o que você diz a si mesmo e como você mantém condutas que o levarão ao fracasso. Atitudes como o adiamento se tornam uma forte barreira. Alguns exemplos são: ‘Só mais cinco minutinhos’, ‘amanhã chego mais cedo e começo’, ‘só vou descansar um pouco e então me sentirei mais animado para trabalhar’, ‘depois eu faço’, ‘não tenho informações suficientes para começar ainda’, etc. Seja proativo, tome em suas mãos a responsabilidade por sua vida e pratique a habilidade de selecionar a sua resposta a qualquer estímulo”, aconselha o psicólogo.

O importante é que a pessoa perceba essa fraqueza e proponha então a si mesma um plano de melhora. Quando procrastinar não é mais uma exceção, e sim a regra, a capacidade produtiva e o desempenho em geral são afetados, podendo ocasionar consequências desfavoráveis em nível profissional e pessoal. Aqui vai uma lista de recomendações que podem ajudar a lidar com esse problema.

  • Estabeleça uma lista de tarefas. É o primeiro passo para ter clareza do que se deve fazer.
  • Classifique as tarefas. Tendo a lista pronta, elenque-as segundo a sua importância e não segundo a sua urgência. Costumamos pensar que tudo que temos a fazer é urgente, mas nem tudo que é urgente é importante. Filtrando a lista, você vai se dar conta do que é primordial e vai perceber que há coisas que não são tão necessárias quanto pensava, mas que requerem, sim, um certo tempo.
  • Observe os progressos analisando essas pequenas etapas. Não se permita postergar várias vezes a mesma tarefa.

 

Com informações de LaFamilia.info.

Colaborou: Felipe Koller

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