Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

De casamento a velório: como usar situações da vida para ensinar importantes lições aos filhos

Lembre-se de que seus filhos estão sempre atentos às suas instruções e que ainda que você não tenha recebido lições de vida de seus pais, o mesmo não tem que acontecer em sua família

Pense em algumas situações que você viveu durante a infância e que pareciam ser “coisas de adulto”. Talvez a ida a um casamento ou a um velório, por exemplo. Ou tente recordar momentos como fazer amigos na escola ou liderar um grupo de trabalho. Cada um desses episódios traz oportunidades valiosas aos pais, para ensinar algumas lições de vida aos filhos. Hoje, você sendo pai ou mãe, pode fazer isso por suas crianças, usando sua experiência e algumas dicas que listamos aqui.

Lembre-se de que seus filhos estão sempre atentos às suas instruções e que ainda que você não tenha recebido essas lições de vida dos seus pais, e precisou aprender tudo sozinho, o mesmo não tem que acontecer em sua família. Por isso, use desde os momentos mais pesados até os mais leves, para orientar seus pequenos. Essas experiências de vida que são desafiadoras ou muitas vezes dolorosas, podem ajudar a tornar seus filhos mais resilientes e corajosos no futuro.

1. Um velório

Mesmo para as crianças, se tratadas com sabedoria, a morte e a perda podem ser uma experiência de aprendizado positiva e que as preparam para uma vida inteira lidando com o luto. Conversar sobre a morte desde cedo pode ajudar no enfrentamento de uma doença no futuro, por exemplo. A perda de alguém querido, especialmente um pai ou mãe, ou mais comumente um avô ou avó, gera um sentimento que pode ser complicado de superar, mas que o fortalecerá.  Nesta matéria contamos como você pode ajudar um filho a lidar com a morte de um parente. 

2. As situações escolares

A escola é um campo de treinamento para o resto da vida. Quer o seu filho lute para conquistar uma amizade, quer ele tenha que lidar com uma figura de autoridade, quer esteja com dificuldade para produzir algum trabalho: você, como pai ou mãe, terá inúmeras oportunidades para ajudá-lo com seus dilemas. E pode usar até mesmo sua experiência para mostrar que algumas coisas ser resolverão por si só e outras precisarão de um esforço maior dele resolver.

3. Uma tragédia

Quando a dor e o sofrimento chegam perto de casa, seja na família, na comunidade ou por meio do noticiário, ela pode ser usada para explicar às crianças sobre o cuidado com o próximo. Tragédias podem abrir uma porta para conversas construtivas. Então, ao invés de apenas varrê-los para debaixo do tapete como algo que “acabou de acontecer novamente”, use-os para discutir as realidades das escolhas das pessoas ou às vezes fale sobre como algumas questões estão completamente fora do nosso controle.

4. Um casamento

Como o casamento é um compromisso para toda a vida, a ida à festa pode ser um momento especial para falar com os filhos sobre esse a valorização dos relacionamentos e da importância da formação de uma família. Aproveite para ensinar lições importantes como o valor das escolhas, amor, compromisso, pureza e promessas, etc.

5. Os fracassos

Ensine seus filhos que o fracasso é uma parte da vida, mas que nunca é o final, a menos que você escolha que ele seja. Algumas das maiores lições de vida que seu filho aprenderá virão a partir dos erros que ele cometer. Elas ficarão insatisfeitas por não conquistar o que desejavam e nem como esperavam, mas lidar com as frustrações é uma parte importante da vida e pode começar desde cedo. Ajudá-los nessa tarefa não é difícil.

6. Os filmes em família

O cinema pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar os pais na hora de passar alguns valores aos filhos, ou ainda, prepará-los para uma mudança dentro da família. Além de ser um momento de diversão, você pode usar um filme como uma oportunidade para iniciar uma boa discussão sobre vários assuntos. Quando o filme acabar, esgote todas as questões possíveis sobre o tema. Basta começar fazendo perguntas. Há sempre uma diversidade de lições de vida prática e moral a serem aprendidas na maioria dos filmes ou animações, e temos algumas sugestões para vocês

6 filmes que ensinam o valor do cuidado entre irmãos

8 filmes para refletir sobre a relação entre avós e netos

10 filmes sobre adoção

10 filmes para assistir com sua mãe

26 filmes vencedores do Oscar para assistir com sua família

8 filmes sobre professores inspiradores

10 casais inesquecíveis do cinema

 

Com informações de All Pro Dad

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também