Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Meu malvado favorito
Virtudes e Valores

10 filmes sobre adoção

Confira alguns filmes que falam sobre adoção e que podem ajudar na reflexão sobre o tema

O cinema traz uma variedade grande de filmes que tratam da adoção. Alguns mostram a beleza do ato e outros as dificuldades que aqueles que esperam por um lar enfrentam. De toda maneira, adotar envolve uma série de desafios para os dois lados e os filmes podem aliviar as tensões ou mesmo oferecer uma reflexão sobre o tema. Confira abaixo 10 títulos:

Um sonho possível

Um sonho possível (2009)

Baseado em fatos reais, o filme Um Sonho Possível (2009) conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem que não tinha onde morar e foi acolhido pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock). Após esse encontro, sua vida muda radicalmente e aquilo que era apenas um sonho vira realidade: Michael Oher se tornou um astro do futebol americano.

Meu malvado favorito

Meu malvado favorito (2010):

Uma animação divertida para assistir com a família toda. Gru adora ser visto como um super vilão que causa pavor em quem passa por perto. Desta vez, o seu plano é ultrapassar todos os limites e roubar a lua. Repleto de armas poderosas, máquinas de guerra e seu fiel exército de mini ajudantes (os famosos minions), Gru se vê em um desafio ainda maior: ser pai de Margo, Agnes e Edith, as irmãs adotadas por ele.

De repente uma família

De repente uma família (2018):

Ao procurar uma criança para adotar, o jovem casal Pete (Mark Wahlberg) e Ellie (Rose Byrne) encontra Lizzie (Isabela Moner), uma pré-adolescente de temperamento forte. Ficam apaixonados pela menina, porém precisam encarar uma situação pela qual não esperavam: Lizze tem dois irmãos mais novos que precisam ser adotados junto com ela. A vida do casal vira do avesso com essas três crianças rebeldes, desobedientes e cheias de energia. Mas, com amor e paciência, eles se descobrem como uma verdadeira família.

A estranha vida de Timothy Green

A estranha vida de Timothy Green (2012):

O casal Cindy e Jim Green (Jennifer Garner e Joel Edgerton) já tentaram de tudo, mas não conseguem ter filhos. Um dia resolveram escrever todas as características que gostariam em uma criança, enterraram no quintal e foram dormir. Para a surpresa dos dois, no dia seguinte, uma criança aparece na porta. É Timothy Green (CJ Adams), um garoto que, com o passar do tempo, transforma a vida do casal.

Juno

Juno (2007):

O filme conta a história de Juno MacGuff (Ellen Page), uma adolescente de 16 anos que engravidou de um de seus melhores amigos e, no desespero por não ter o apoio de ninguém, pensa em abortar ou doar a criança. A ideia do aborto é descartada logo que a jovem chega na clínica. Contando com a ajuda de uma amiga, começa a procurar por casais que tenham interesse em adotar a criança. Nessa busca, encontra Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras e que não consegue ter filhos. Juno então decide que deixará seu bebê com eles.

O menino de ouro

 O menino de ouro:

Após o trauma da morte de seu filho único, Alec (Ioan Gruffudd) e Zooey (Toni Collette) pensam adotar uma criança. Visitam um orfanato, observam um dos meninos, mas não o levam para casa. Dias depois, Eli (Maurice Cole), um garoto de sete anos (o mesmo que haviam visto no orfanato), aparece na casa do casal afirmando que, de agora em diante, serão uma família. Entre algumas resistências, os dois acabando ficando com Eli e têm suas vidas transformadas pelo garoto.

Aprovado para adoção

Aprovado para a adoção – cor da pele: Mel (2011):

O diretor coreano Jung Laurent Boileau conta a própria história nesse filme encantador que mistura animação e documentário. Jung foi encontrado, aos cinco anos, por um policial nas ruas de Seul. É encaminhado para adoção com pouquíssimas informações em seu formulário, apenas o seu nome e a descrição: “Cor da pele: mel” (Título original do filme). Foi adotado por uma família da Bélgica, país onde cresceu e se tornou cartunista. Quase 40 anos depois, Jung volta ao lugar onde foi encontrado e decide contar sua história, abordando questões que foram difíceis para ele nessa trajetória.

A família do futuro

A família do futuro (2007):

Com o sonho de ter uma família, o jovem Lewis (Daniel Hansen) cria uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica: o escâner de memória. Sua esperança é frustrada quando o Bandido do Chapéu Coco (Stephen J. Anderson) rouba sua invenção. Porém, Lewis recebe a visita inesperada de um misterioso jovem que o leva para o futuro, onde ele conhece os Robinsons, uma família muito especial que o ajudará nessa aventura.

Lion

Lion (2016):

Aos cinco anos, o pequeno indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu de seu irmão numa estação de trem, indo parar em Calcutá. Depois de passar por muitas dificuldades para poder sobreviver sozinho, foi adotado por uma família da Austrália. Com 25 anos, Saroo decide iniciar uma longa jornada, com a ajuda do Google Earth e de sua namorada, sai em busca de sua família biológica.

O contador de histórias

O contador de histórias (2009):

Produção brasileira que relata a história de Roberto Carlos Ramos (Marco Ribeiro), um garoto que desde os seis anos de idade foi encaminhado para instituições nas quais teve que aprender a sobreviver. Além de ainda ser analfabeto aos 13 anos, envolveu-se com drogas e tentou fugir centenas de vezes. Quando muitos o consideravam um jovem “sem salvação”, ele recebe a visita da psicóloga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros). Ao tratar Roberto com carinho, ela conquista seu espaço no coração do garoto e o ajuda no processo de recuperação e aprendizagem.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também