Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Miss Honey
Virtudes e Valores

8 filmes sobre professores inspiradores

Histórias de professores que foram muito além do conteúdo escolar e se tornaram fundamentais na vida de seus alunos

O professor pode trazer grandes transformações para a vida de um aluno, muito além de ensiná-lo a formar palavras e frases, a somar ou subtrair, e a entender os fenômenos da natureza. Os ensinamentos de um professor podem mudar a condição de vida de um aluno, ao incentivá-lo a enfrentar barreiras, a lutar pelo que quer, a ser um cidadão consciente e alguém de valor. E no cinema, há filmes que mostram o quanto um professor pode ser inspirador. Alguns deles, inclusive, baseados na história real de homens e mulheres que dedicaram a vida a ensinar outros. Confira alguns:

 

Sociedade dos poetas mortos – professor John Keating

Sociedade dos poetas mortos

John Keating, vivido por Robin Williams, é um ex-aluno da Welton Academy, que retorna à instituição agora como professor de literatura. Mas ele vai muito além de somente apresentar o conteúdo. Com métodos incomuns ele incentiva seus alunos a pensarem por eles mesmos, e a buscarem com garra aquilo que lhe interessa e que faz seu coração pulsar mais forte.

 

A voz do coração – professor Clément Mathieu

A voz do coração

Clément Mathieu (Gérard Jugnot) tem como missão ensinar música a crianças de um pensionato. Para poder ajuda-las a serem mais disciplinadas, ele organiza um coral e é ali que o talento musical de um jovem chamado Pierre Morhange (Jacques Perrin), conhecido por sua rebeldia, se destaca. Anos mais tarde, o agora famoso Maestro Pierre Morhagne volta a sua cidade natal, por ocasião da morte da mãe e encontra o diário mantido durante anos por seu antigo professor de música. Mesmo tanto tempo depois, o aluno ainda consegue aprender com o professor, ao reviver naquelas páginas a sua transformação na infância.

 

Ao mestre, com carinho – professor Mark Thackeray

Ao mestre comcarinho

Quando perde seu emprego como engenheiro, Mark Thackeray, vivido por Sidney Poitier, decide dar aulas em Londres. Ele começa a trabalhar em uma escola com maioria de alunos brancos, no bairro operário de East End. Ali ele se depara com alunos indisciplinados e que visivelmente querem destruir suas aulas. Mas ele não desiste. Resistente a tudo que acontece, por conta de tudo o que já viveu, ele toma a situação como um desafio e luta para mostrar aos alunos uma nova maneira de aprender. Quando uma oportunidade de voltar a atuar como engenheiro aparece, ele precisa decidir se quer voltar à antiga vida ou continuar sendo um mestre.

 

Matilda – professora Honey

Matilda

Matilda é uma menina brilhante para seus apenas seis anos de idade. Incompreendida pelos pais (Danny DeVito e Rhea Perlman) que são totalmente grosseiros em suas atitudes, a menina não frequenta a escola, porque eles esqueceram de fazer a matrícula. Para adquirir conhecimento e ter respostas à sua grande curiosidade, a menina por si só busca livros na biblioteca e aprende o que pode em casa. Mas a menina, vivida por Mara Wilson, descobre que tem poderes mágicos e diante de uma confusão armada por ela em casa, o pai decide que é hora de ela ir à escola. Lá ela conhece a raivosa diretora Trunchbull, mas também a doce professora Honey, que é quem faz com que Matilda se desenvolva como aluna. Para isso, a professora usa do afeto, para trazer a menina para perto de si.

 

Preciosa – Uma história de esperança – professora Blu Rain

Preciosa

A vida de Claireece Preciosa Jones (Gabourey Sidibe) é cercada de privações e violência. Aos 16 anos, ela que sempre foi maltratada pela mãe, se vê grávida do pai pela segunda vez. Além de tudo isso, ela ainda é de origem pobre, negra e obesa. Durante essa segunda gravidez ela é expulsa da escola e acaba caindo em uma instituição educacional que costuma receber alunos que não se adaptam na escola regular. É ali que ela encontra Mrs. Rain (Paula Patton), que incentiva seus alunos a escreverem o que sentem, para conseguirem enfrentar os desafios que a vida lhes apresenta. É com a ajuda de Mrs. Rain que a menina consegue fugir de sua existência traumática, dando asas à sua imaginação.

 

Mentes perigosas – professora Louanne Johnson

Mentes Perigosas

Após anos como oficial da Marinha dos Estados Unidos, Louanne Johnson decide se tornar professora de inglês. Em sala, quando percebe que os métodos convencionais não estão ajudando a chamar a atenção de seus alunos, ela procura novas maneiras de transmitir conhecimento a eles. Interpretada por Michelle Pfeiffer, a professora insere em suas aulas situações que os aproximem dos conteúdos. Para isso ela leva para a sala de aula até o Karatê. O filme é baseado na história real de uma educadora americana.

 

O Clube do Imperador – professor William Hundert

O Clube do Imperador

William Hundert, interpretado por Kevin Kline, é professor em uma conceituada escola para rapazes: a St. Benedict’s. Apaixonado pelo que faz e com a toda a sua rotina sempre muito bem organizada, ele acaba sendo confrontado por Sedgewick Bell, o filho de um influente senador que chega à escola. Os dois não se dão bem inicialmente, principalmente porque Sedgewick é contrário às posições de Hundert, ao questioná-lo sobre a importância do que ele ensina, que é a moral por meio da filosofia greco-romana. Apesar de um mal começo, uma amizade profunda nasce entre eles e afeta a história de ambos.

 

Vem dançar – professor Pierre Dulaine

Vem dançar

Baseado em uma história real, o filme fala de Pierre Dulaine, um dançarino profissional que resolve ser voluntário em uma escola de dança do sistema público de ensino de Nova York. Interpretado por Antonio Banderas, Pierre chega à escola tentando apresentar seus métodos de dança mais clássicos. Ao ver a resistência dos alunos, que preferem o hip hop, ele começa a estudar novos métodos e assim nasce um novo estilo de dança, atraente para todos. Por meio da dança ele se torna próximo dos alunos e consegue ajuda-los em seus conflitos pessoais.

 

O milagre de Anne Sullivan – professora Anne Sullivan

O milagre de Anne Sullivan

Anne Sullivan (Anne Bancroft) é uma incansável professora que tenta ajudar uma aluna surda e cega a conseguir se adaptar a aprender como os outros. Na busca constante por fazer sua aluna ser independente intelectualmente, ela entra em confronto com os pais da criança, que a mimaram por pena. O filme é baseado na história de Helen Keller, uma escritora e ativista social norte-americana reconhecida por ser a primeira surda e cega a receber um diploma de bacharelado.

*****

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também