Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
filmes-ver-avos-
Virtudes e Valores

8 filmes para refletir sobre a relação entre netos e avós

Reúna a família para assistir a esses clássicos que destacam os benefícios do vínculo geracional entre avós e netos

Os avós sempre têm algo a ensinar aos netos. Conviver com eles é muito saudável para o desenvolvimento infantil, porque podem oferecer toda sabedoria adquirida durante a vida a elas, além de transmitirem valores significativos com histórias marcantes e transformadoras.

A propósito, você sabia que pela primeira vez na história, o mundo tem mais avós do que netos? Existem 705 milhões de idosos no planeta, segundo a ONU. Isso significa que cada vez mais as famílias poderão contar com a importante contribuição deles na educação dos filhos.

Para a psicóloga Gleice Justo essa convivência só traz benefícios aos dois lados. “Principalmente em relação a educação moral, ensinamento de valores, construção afetiva, exemplo familiar no que se diz respeito a família extensa, para além dos pais”, diz. “Uma convivência saudável ensina para a vida, o amor ao próximo, o respeito às necessidades dos mais velhos , obediência e respeito a hierarquia”, explicou.

Portanto, aproveite para estreitar os laços entre eles e incentivar às crianças a aprenderem muito com os vovôs e vovós. Assistir a um filme juntos pode ser uma ótima ideia para esse momento e separamos aqui algumas sugestões:

1. Moana: Um Mar de Aventuras

 Os avós são autores dos conselhos mais preciosos que existem. Se você puder contar com eles durante a vida, estará no caminho certo. Essa animação retrata muito bem isso, já que a personagem principal Moana precisa de um empurrãozinho da vovó Tala para correr atrás de seus sonhos. Mesmo depois que ela falece isso não impede que continue cuidando da neta e dando muitos conselhos para a aventureira.

2. Se eu ficar

Com todo amor que já deram aos filhos parece que com um neto isso se multiplica. Os avós podem ajudar muito as crianças com toda bagagem e conhecimento que acumularam e às vezes são as únicas pessoas que permaneceram ao seu lado durante toda a vida. No filme “Se eu ficar”, uma adolescente fica em coma após um acidente, mesmo assim continua ouvindo tudo o que acontece em sua volta. É nesse momento que a única pessoa que ela pode contar entra na história. O avô de Mia fica do lado dela nos dias mais difíceis de sua vida.

3. Viva – A Vida é Uma Festa

Eles sempre têm algo a ensinar e podem tirar os netos de muitas enrascadas com toda sabedoria que carregam, caso precisem tomar uma decisão importante. O filme “Viva – A Vida é Uma Festa” retrata esse elo emocional entre a avó Coco e o neto Miguel. É graças ao incentivo dela que ele persiste no sonho de se tornar músico, mesmo que não tenha aprovação do resto da família.

4. O Diário da Princesa

 De geração à geração, os avós sempre vão deixar um legado. Cada um tem uma história enriquecedora. No caso do filme “O diário da princesa”, uma rainha de Genóvia precisa ensinar sua neta a se tornar verdadeiramente uma princesa, já que os caminhos das duas se cruzaram um pouco tarde. É comum acontecer alguns conflitos, mas essa produção acaba com um lindo final ao demostrar o amor construído aos poucos pelas duas.

5. Vovó Zona

Esse clássico vai gerar uma boa diversão pra toda família. No filme, o protagonista vive o papel de uma vovó pra lá de travessa, com uma língua bem afiada. Todo mundo vai rir com a produção que tem um lado cômico exagerado, porém pode provocar uma discussão sobre o papel dessa figura importante na família. O agente vive na pele como é ser uma avó e precisa assumir todas as funções de uma, desde ir para a cozinha preparar um lanche aos netos até leva-los à igreja. Na verdade sua grande missão é  capturar um assaltante e ele acaba se disfarçando para alcançar o objetivo, enquanto a verdadeira “Vovó…Zona” deixa a cidade por um tempo.

6. A Fantástica Fábrica de Chocolates

 Imagine alguém que será seu maior motivador durante toda sua vida e que pode apoiar mesmo seus sonhos mais loucos. Em a Fantástica Fábrica de Chocolates vocês vão perceber que Joe corresponde a exatamente esse perfil de vovô. O ancião ajuda o neto Charlie a realizar um desejo de infância – conhecer a fábrica – e mesmo diante dos desafios, permanecem unidos até o final.

7. Pocahontas

Willow é de certa maneira uma guia espiritual dessa princesa da Disney. Na animação, Pocahontas precisa de um direcionamento em alguns momentos e a sábia vovó é consultada por ela enquanto precisa tomar algumas decisões, uma delas é distinguir um sonho que ela teve, no qual um caminho precisava ser decifrado. Willow então aconselha que ela permita que os espíritos da terra possam guiá-la. Esse é apenas um momento do filme cheio de aventuras. Valer apena assistir e se atentar ao que o clássico pode transmitir de valores.

8. Uma vida iluminada

Resgatar a história da família é o objetivo de um jovem americano que tem descendência ucraniana. Para isso acontecer, ele se aprofunda no passado do avô, que viveu na Ucrânia durante a Segunda Guerra Mundial. Acompanhado de um ucraniano, ele procura esclarecimentos sobre o que aconteceu com seu patriarca nesse período histórico.

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também