Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
-filmes oscar
Entretenimento

26 filmes vencedores do Oscar para você assistir com a família

Produções premiadas e com boas mensagens que vão agradar a todos em casa

No próximo dia 26 acontece a 89ª cerimônia de entrega do Oscar. Entre os indicados para receber a estatueta de alguma categoria neste ano estão filmes que se encaixam muito bem no conceito de filme para a família, como Zootopia, Animais Fantásticos e Onde Habitam ou Moana: Um Mar de Aventuras. Para aproveitar o momento em que as atenções se voltam ao cinema, trazemos abaixo uma lista com filmes que foram premiados com uma estatueta do Oscar nos últimos 20 anos. Confira:

 

Forest Gump

ForrestGumpPoster

O filme foi vencedor do Oscar de melhor filme em 1997. Forest é um rapaz inocente, com um QI abaixo da média e que, por coincidências da vida, presenciou grandes fatos históricos dos Estados Unidos, durante três décadas. Entre esses eventos estão a participação na Guerra do Vietnã e conhecer o ex-presidente Kennedy.

 

Tarzan

Frete-gr&aacute

Em 2000 o filme recebeu a estatueta de melhor canção original.  A animação conta a história de um recém-nascido que fica órfão, após os pais serem mortos por um leopardo durante uma viagem à África. Uma gorila o encontra e por ter perdido recentemente sua cria, ela acaba criando a criança. Kala, a gorila, e Kerchak, líder da tribo o chamam de Tarzan. O menino cresce e se torna adulto. Um dia sua vida muda totalmente ao conhecer Jane Porter, por quem se apaixona.

 

O Grinch

20395922.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx

Vencedor da melhor maquiagem no Oscar de 2001. Na história, um Grinch mal humorado e que detesta o Natal decide impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia comemorem a data. Por isso, quando a véspera de Natal chega ele decide invadir as casas e roubar tudo o que elas tenham relacionado a esse dia. Então, uma criança, Cindy Lou Who, tenta convencê-lo da beleza do Natal.

 

Shrek

63f044e70abb8caa0fb5a042ab9ba709O filme conquistou a estatueta de melhor animação em 2002. A pacata vida de Shrek, que mora em um pântano, é invadida por vários personagens de contos de fadas. Decidido a colocar ordem em sua morada, ele vai atrás de Lord Farquaad, que foi quem expulsou os personagens de suas histórias. Ali ele faz um acordo em que Farquaad só deixará todos voltarem para casa se Shrek e seu amigo burro resgatarem uma jovem princesa guardada por um dragão.

 

O Senhor dos Anéis – A sociedade do anel

cartaz-o-senhor-dos-aneis-a-sociedade-do-anel-versao-extendida

Conquistando os prêmios de melhor maquiagem, melhores efeitos especiais, melhor trilha sonora e melhor fotografia, em 2002, o primeiro filme da trilogia, conta a história do hobbit Frodo, que ganha de presente do tio um anel mágico e maligno, que precisa ser destruído para que não caia nas mãos de pessoas más. Junto com ele estarão nessa jornada outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago que juntos formarão a Sociedade do Anel.

 

Monstros S.A

open-uri20150422-12561-cbntla_d945f607

Foi o ganhador, em 2002, da estatueta de melhor canção original. A Monstros S.A é a maior fábrica de sustos que existe e está localizada em uma dimensão paralela. Nela, portais são construídos para levar os monstros para os quartos das crianças, onde eles poderão dar sustos nas pequenas e assim gerar energia para o funcionamento da fábrica. Sully é um desses monstros. Ele é alto, azul, bastante intimidador e tem Mike, um ser verde com um olho só, como seu assistente. Só que uma noite, em meio aos sustos, ele se deparam com Boo, uma garotinha simpática que acaba indo para o mundo dos monstros sem querer.

 

Procurando Nemo

c62ed6105ecaa8ffc4fcb481d4bb6ce0

Foi o melhor filme de animação no Oscar 2003 e conta a história do pequeno peixe-palhaço Nemo, que depois de uma simples discussão com pai, acaba indo muito longe do recife de coral onde mora, e é capturado por um mergulhador. Nemo vive só com o pai depois que perdeu a mãe. O pai de Nemo, Marlin, começa uma aventura atrás do filho, pelo oceano e é ali que conhece a simpática Dori. Ao mesmo tempo, Nemo faz amigos em um aquário e vive uma intensa experiência.

 

Desventuras em série

160088901_2e6895

Ganhador do Oscar de melhor maquiagem, em 2004, o filme conta a história de três irmãos que recebem de repente, a notícia da morte dos pais. Por serem menores de idade, eles ainda não podem ficar com a herança da família, porque isso só pode acontecer quando a irmã mais velha, Violet, completar 18 anos. Por isso, os três vão morar com o Conde Olaf, que é um parente distante e muito ganancioso que quer ficar com a fortuna das pequenas.

 

Os Incríveis

21c2bb200311df32de2c750b3d42dc4d_XL

Melhor filme de animação e vencedor do prêmio de melhor edição de som, em 2005, o filme conta a história da família Pêra, com destaque para o pai, Beto Pêra, que já foi o maior herói do planeta, mas depois de salvar um homem do suicídio ele é processado e condenado. Processos como esses, além do custo que a destruição das lutas entre heróis e vilões deixam na cidade, a população acaba se revoltando contra os heróis e eles precisam viver no anonimato. Depois de 15 anos, já com a família feita e vivendo tranquilamente em seu trabalho, Pêra (Sr. Incrível), recebe uma proposta para uma missão secreta.

 

Crônicas de Nárnia

20103781

 

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: no filme, vencedor da categoria melhor maquiagem, em 2006, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia vivem na propriedade de um misterioso professor, na Inglaterra, durante a 2ª Guerra Mundial. Ali eles costumam brincar de esconde-esconde e, durante um desses dias, acabam descobrindo um guarda-roupa mágico que os leva a um mundo mágico: Nárnia. Com seres estranhos, o lugar que já foi pacífico é hoje dominado por Jadis, a Feiticeira Branca, que fez o lugar viver em um constante inverno. Então, as crianças, com a orientação do leão Aslam, decidem ajudar na luta para libertar o mundo desse domínio.

 

Pequena Miss Sunshine

19898283.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx

Com o melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante, o filme recebeu o Oscar em 2007. A família Hoover é mais bagunçada do que o normal. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso e o filho mais velho fez voto de silêncio. Tudo parece dar errado para eles e a vida é sempre uma grande confusão. Mas um dia a pequena e desajeitada Olive, a filha caçula, é convidada para participar de um concurso de beleza para pré-adolescentes. Para ajudá-la, eles se unem e decidem embarcar em uma viagem para atravessar vários estados do país, à bordo de uma Kombi enferrujada e cheia de problemas.

 

Quem quer ser um milionário?

CG0S2YA

O filme foi o grande vencedor de 2009. Recebeu o Oscar de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor som, melhor edição e melhor canção original! E tudo isso veio porque o filme conta a história de Jamal, um indiano que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing e que um dia se inscreve no popular programa de teve que dá nome ao filme. Inicialmente desacreditado, ele acaba conseguindo responder às perguntas usando fatos vividos em sua infância.

 

Batman – O cavaleiro das trevas

250px-The_Dark_Knight

O filme recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante e melhor edição de som em 2009. Já tem dois anos que Batman surgiu em Gotham City e isso não está agradando os criminosos. É aí que surge o Coringa para combater o herói.

 

Wall-e

20139182

O melhor filme de animação de 2009 conta a história de um robô deixado na Terra para limpar o planeta da sujeira deixada pelos humanos, que agora vivem em uma grande nave. Wall-e é o último de uma série destes robôs, e permanece aqui só porque consegue fazer auto-consertos. Basicamente ele compacta o lixo e forma grandes torres, que chegam a ser maiores do que arranha-céus. Mas um dia, uma nave surge e traz um novo e moderno robô: Eva, por quem o curioso Wall-e se apaixona.

 

O curioso caso de Benjamin Button

19871392

Vencedor do Oscar de melhor maquiagem, melhor efeito especial e melhor direção de arte, em 2009, o filme conta sobre Benjamin, que nasceu com a aparência de um homem de 80 anos, aproximadamente, apesar de ser um bebê. Por sua estranha condição ele é deixado na porta de asilo, onde uma cuidadora o cria. Ainda criança ele conhece Daisy, que tem a mesma idade dele. Quando ela cresce e Benjamin rejuvenesce eles voltam a se encontrar.

 

Um sonho possível

UM sONHO possivelMDC

Ganhador do Oscar de melhor atriz em 2010, pela interpretação de Sandra Bullock, o filme fala sobre Michael Oher, um jovem negro que tem uma mãe viciada e que está sem uma casa para morar. Até que ele é visto pela família de Leigh Anne, andando em direção ao estádio da escola, para fugir da chuva e dormir em lugar tranquilo. Ela então o convida para dormir em sua casa, e a vida do rapaz é transformada. Com vocação para esportes, ele é incentivado pela família de Leigh Anne a jogar futebol americano, e torna-se, mais tarde, um astro.

 

Up – Altas aventuras

Capa-do-Filme-Up-Altas-Aventuras

Ganhador do Oscar de melhor animação e melhor trilha sonora em 2010. Carl Fredricksen é um vendedor de balões de 78 anos que está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua amada esposa, a falecida Ellie. O terreno onde ele mora é de interesse de um empresário que deseja construir ali um edifício. Ocorre um incidente e ele acaba acertando um homem com uma bengala, então é forçado a se internar em um asilo por ser supostamente uma ameaça pública. É aí que ele decide fugir e enche a casa com milhares de balões que fazem ela levantar voo. Ele quer viajar para uma floresta na América do Sul, pois era lá que ele e a esposa sempre quiseram viver. Só que ao iniciar essa aventura, ele descobre que Russel, um menino de 8 anos, escoteiro, fica preso em sua varanda na hora da subida.

 

Avatar

Capa-do-Filme-Avatar

O filme recebeu o Oscar de melhores efeitos visuais, melhor fotografia e melhor direção de arte, em 2010. Após ficar paraplégico e um combate, Jake Sully é selecionado para participar do programa Avatar, para substituir seu irmão falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterreste onde encontra formas estranhas de vida. Ali também habitam os Na’Vi, seres humanoides com três metros de altura, pele azulada e que vivem em paz com a natureza. Os humanos criam seres híbridos, chamados de Avatar, para se adaptarem ao local, e poderem guerrear contra os Na’Vi para poder explorar os metais valiosos do lugar. Os avatares são controlados por humanos, por meio de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados naquele corpo. É assim que Jake volta à ativa, liderando soldados.

 

O discurso do rei

o-discurso-do-rei

Recebeu em 2011 o Oscar de melhor filme, melhor direção, melhor ator e melhor roteiro original e traz a história de George, que viria a se tornar rei da Inglaterra, e que é gago desde os quatro anos. Esse é um sério problema para um integrante da realeza, principalmente para ele, que teria um grande número de discursos a fazer, ao ocupar o lugar do irmão que havia abdicado a coroa. Após muitas tentativas com médicos, sua esposa o leva até Lionel Logue, que é um terapeuta de métodos pouco convencionais. Lionel se iguala ao futuro rei, tornando-se seu amigo. Isso ajuda George a se tornar mais autoconfiante para cumprir o desafio que viria.

 

Alice no País das Maravilhas

Alice-No-Pais-Das-Maravilhas

O filme recebeu o Oscar de melhor figurino e melhor direção de arte em 2011 e conta a história de Alice, uma jovem de 17 anos, que segue um coelho apressado até um buraco que a leva aos País das Maravilhas.  Curiosamente, ela já esteve naquele lugar há dez anos, mas não se lembra. Ali ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com a ira da Rainha de Copas.

 

A invenção de Hugo Cabret

A-Invenção-de-Hugo-Cabret

Em 2012 o filme recebeu as premiações de melhor efeito visual, melhor fotografia, melhor edição de som, melhor direção de arte e melhor mixagem de som. A história se passa na cidade de Paris, em 1930, e Hugo é um órfão que vive escondido nas paredes da estação de trem. Ele carrega consigo um robô quebrado, deixado por seu pai. Quando conhece Isabelle, durante uma fuga, descobre que ela tem uma chave com fecho em forma de coração, exatamente igual a fechadura que existe em seu robô. Assim, o robô volta a funcionar e leva Hugo e Isabelle à resolução de um mágico mistério.

 

As aventuras de Pi

112416705SZ

O filme ganhou o Oscar de melhor direção, melhor efeito visual, melhor fotografia e melhor trilha sonora, em 2013. Pi Patel é filho do dono de um zoológico na Índia. Depois de muito tempo cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento, por falta de incentivo da prefeitura, e vão em direção ao Canadá. O problema é que o cargueiro em que eles viajam naufraga durante uma tempestade. Pi sobrevive em um bote, mas acaba dividindo espaço com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala.

 

Valente

open-uri20150422-12561-1d5ibpf_6fbb723f

Foi eleita pela Academia a melhor animação, no Oscar 2013. Merida é uma princesa criada pela mãe para ser uma perfeita rainha, seguindo a etiqueta e costumes do reino em que vivem. Só que a garota não tem a menor vocação para essa vida, preferindo cavalgar pelas planícies e praticar tiro ao alvo, a bordar e organizar jantares. Contra sua vontade, a família organiza uma competição para a escolha de seu futuro marido, e Merida recorre a uma bruxa para pedir que o pai e a mãe mudem. Mas a transformação não sai como o previsto pela jovem e a mãe acaba se transformando em algo que ela nem imaginava.

 

Frozen

Frozen_cartaz_Br_03

Ganhou o Oscar de melhor animação e melhor canção original em 2014. Anna adora sua irmã mais velha, Elsa, mas um acidente envolvendo os poderes especiais de Elsa, durante a infância das meninas, faz com que os pais a mantenham afastadas. Quando eles morrem, as duas continuam isoladas até o dia em que Elsa precisa assumir o reinado de Arendell. As meninas se reencontram, mas novamente um incidente estraga tudo e Elsa decide partir, deixando o reino congelado. Anna então decide ir atrás dela.

 

Operação Big Hero

097729

Foi eleito o melhor filme de animação no Oscar de 2015. Ele conta a história de Hiro Hamada, que aos 13 anos cria um poderoso robô para lutas clandestinas, afim de ganhar dinheiro. Seu irmão, Tadashi, decide atrair a genialidade do menino para outra coisa e o leva ao laboratório em que trabalha, e que é repleto de invenções. O menino gosta do lugar e se interessa em estudar ali, mas para isso, precisa convencer o professor Callahan a matricula-lo. Mas as coisas não saem como ele espera e é um robô inflável, chamado de Baymax, criado por Tadashi, que Hiro encontra auxílio.

 

Divertida Mente

Divertidamente_posterBrasil

Ganhador do Oscar de melhor animação em 2016, o filme fala sobre Riley, uma garota de 11 anos, que é bastante divertida. Ela começa a passar por algumas mudanças e sua vida, quando os pais decidem mudar de cidade. No cérebro da menina convivem várias emoções: alegria, medo, raiva, nojinho e tristeza. A líder é a alegria que se esforça para que Riley esteja sempre feliz. Um dia, uma confusão na sala de controle faz com que alegria e tristeza sejam expelidas dali e então elas começam a percorrer várias ilhas que existem nos pensamentos de Riley, para chegar à sala novamente. Isso faz com que a vida da menina mude radicalmente.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também