As mulheres vivem em média 7,2 anos mais do que os homens e o estado de Santa Catarina é a unidade da federação com a maior expectativa de vida do país: 78,4 anos. Esses são alguns dos dados publicados nesta terça-feira (01/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em média, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 75 anos e dois meses (75,2), três meses e 18 dias superior à do ano anterior, que era de 74,9. Quando se analisa a média por sexos, a expectativa das mulheres é 78,8 anos, contra 71,6 anos para os homens.
Unidades da Federação
Com grande vantagem sobre a segunda colocada, Santa Catarina foi a unidade da Federação com a maior expectativa de vida, de 78,4 anos. Os homens catarinenses passaram a ter expectativa de vida de 75,1 anos, e as mulheres, 81,8 anos. O Distrito Federal, com 77,6 anos, e o Espírito Santo, com 77,5, ficaram em segundo e terceiro lugar.
Os três estados da Região Sul, os quatro estados do Sudeste e o Distrito Federal ocupam as oito primeiras posições – todos com expectativa de vida superior à média nacional (75,2 anos). Depois deles, o Rio Grande do Norte apresenta a maior taxa, que coincide com a média do Brasil.
A menor expectativa de vida ao nascer é a dos maranhenses (70 anos). O Piauí tem a segunda menor, com 70,7 anos. Alagoas aparece em seguida, com 70,8 anos.
Com informações da Agência Brasil.
Confira também:
As 10 melhores cidades para se viver no Norte do Brasil
As 15 melhores cidades do Paraná para se viver
As 10 melhores cidades do Nordeste para se viver
As 10 melhores grandes cidades do Brasil para se criar os filhos
As 15 melhores cidades para se viver em Santa Catarina
As 15 melhores melhores cidades para se viver no Rio Grande do Sul
As 20 melhores cidades de São Paulo para se viver
As 11 melhores cidades do mundo para se viver
As 15 melhores cidades para se viver no estado do Rio de Janeiro