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Homem com as mãos na cabeça e sofrendo
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Comportamento

5 atitudes para tomar quando você estiver emocionalmente instável

Quem está instável emocionalmente tende a achar que não há solução para seu problema, mas pequenas atitudes podem ajudar no começo de uma recuperação

Já sentiu como se um peso estivesse sobre os seus ombros, mas você não tem ideia do que está causando isso? Ou teve a impressão de que há um nó em sua garganta que nunca desata, mas que a raiz desse sentimento é difícil de achar? Não é que tenha algo te pressionando fisicamente, mas algo está errado, dói e você não sabe o porquê. Uma tristeza sem fundamento, uma ansiedade por tudo e por nada ao mesmo tempo. Você se torna instável emocionalmente e preso a essa situação que parece difícil resolver. Mas há solução e aqui vão algumas dicas para que você comece a se recuperar:

  1. Procure a causa: parece complicado, afinal de contas os sentimentos estão confusos e você nem sabe bem de onde vem e para onde vão. Mas pare um pouco, respire fundo e reflita. Faça perguntas a si mesmo e não tenha medo das respostas que poderá obter e nem da sensação de vulnerabilidade que pode vir. Descobrir a raiz do problema é um passo importante para aliviar essa tensão.

 

  1. Peça ajuda: não tenha medo de se sentir fraco e dependente. É preciso compartilhar o fardo que carrega e pedir conselhos às pessoas próximas. Procure por alguém confiável para desabafar e vai ver que ela poderá te ajudar a compreender cada sentimento. Se achar por bem, recorra a um profissional já neste primeiro momento, principalmente porque eles são treinados para isso. E ainda, o fato de ele não ter qualquer laço afetivo com você, pode ajudar ainda mais.

 

  1. Faça exercícios: mantenha-se fisicamente ativo, para que toda tensão possa ser liberada. A atividade física te dará energia e fará com que você extravase o que está dentro de você, incomodando. Corra, caminhe, pedale, faça flexões, abdominais, pule corda. Essa é uma ótima maneira de ocupar a mente e é saudável ao mesmo tempo.

 

  1. Ore: a oração é um bom exercício para a compreensão de tudo o que está acontecendo. Se você é alguém que tem uma fé, isso será algo fácil de fazer, principalmente pelo fato de pedir ajuda a Deus para encontrar a solução. Afinal de contas, para quem crê nEle, é lógico que o criador da vida saiba mais sobre como ela funciona do que você. Mas ainda que você não tenha uma fé em Deus, este será um momento de reflexão sobre a vida que tem levado.

 

  1. Mude a rotina: talvez toda essa situação tenha começado com maus hábitos. Sua vida caiu numa rotina estranha, onde boa parte das suas ações lhe fazem mal e você não está percebendo. Então procure novos hábitos de vida. Hábitos ruins são difíceis de serem mudados, mas pouco a pouco eles podem ser alterados. Para que não haja um choque, comece com coisas simples: mude o caminho para o trabalho, os programas de televisão que assiste à noite, o horário de dormir, o tempo que leva para o café. Desacelere se necessário e reveja a vida que tem levado.

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1 Comentário
  1. Posso ser considerado um crítico chato em comentar sobre Saúde Mental, mas o retorno que recebo sobre quem leu meu livro Saúde Melhoramentos de Vida – Saúde Mental, disponível na Amazon. Se parecer propaganda, saibam que por 30 anos da primeira edição, sempre distribuí gratuitamente, e continuo fazendo isto, se de modo digital aos que me pedem por e-mail. Conto a história de minha vida, os diagnósticos que tive, os tratamentos, a força de vontade, a intenção e opiniões de tantos, para tudo. Os profissionais que procurei, tudo em vão… Não desisti e fui em busca da solução, de problemas mentais psicossomáticos, que eu estava certo que poderiam ser totalmente resolvidos para não voltar mais. Não se pode confundir saúde física com efeitos somáticos no corpo, nem confundir problemas comportamentais com mentais.

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