Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

7 dicas para prevenir o uso de álcool e drogas na adolescência

Na tarefa da prevenção, família e escola precisam andar de mãos dadas.

O álcool e as drogas são itens de fácil acesso para adolescentes e jovens de qualquer classe social. Segundo um levantamento de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade – 55,5% – dos adolescentes que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental (entre 13 e 15 anos de idade) já experimentaram algum tipo de bebida alcoólica. No mesmo grupo, 9% disseram já ter usado drogas ilícitas.

Na tarefa da prevenção, família e escola precisam andar de mãos dadas, estimulando hábitos de vida saudáveis e proporcionando o conhecimento sobre os efeitos nocivos dessas substâncias. Confira algumas coisas que você, pai ou mãe, pode fazer para deixar os seus filhos longe das drogas e do álcool:

1) Seja sempre um exemplo

Viva como você quer que seus filhos vivam. Tudo fica mais fácil se eles enxergarem em alguém que amam um exemplo palpável de moderação e responsabilidade. Não é nenhum segredo que muitos casos de alcoolismo, por exemplo, passam de geração em geração, de pai para filho.

2) Converse abertamente sobre esses temas

Não tenha medo de falar sobre o uso de drogas e de álcool e do dano que isso pode causar para a saúde, os relacionamentos, etc. Se você não falar sobre isso, alguém vai falar. Aborde o tema com seriedade, embasamento e sensibilidade, sem demonizações ou chavões.

3) Sacrifique-se um pouquinho

Vale a pena fazer o esforço de levar e buscar os seus filhos nas festas a que ele vai com os amigos. Assim você evita generalizações, conhecendo melhor os lugares que eles frequentam e as pessoas com quem interagem, e se aproxima dos seus filhos, escutando suas impressões sobre seus amigos e seus momentos de diversão.

4) Esteja sempre presente

Seu filho convidou os amigos para se divertir em casa? Esteja presente! Aproxime-se dos amigos dele, esteja à disposição para qualquer coisa e evite que a sua casa seja palco de situações desagradáveis.

5) Conheça os amigos de seu filho

Saiba sempre com quem o seu filho está – não pergunte apenas o nome do amigo, mas o que faz, como se conheceram, etc. Se houver abertura, aproxime-se das famílias dos amigos e faça dos pais deles seus aliados pelo bem dos filhos de vocês.

6) Incentive hobbies

Fomente atividades que sejam atraentes para os seus filhos e façam com que eles se sintam valorizados. Geralmente o uso de drogas e álcool aparece como um subterfúgio para saciar um vazio que poderia ser facilmente preenchido por um hobby capaz de engajar o jovem. E pode ser qualquer coisa: esportes, videogames, instrumentos musicais, colecionismo, trabalhos voluntários, etc. – o importante é que realmente apaixone o adolescente.

7) Ame-os muito

Aja de tal maneira que o seu filho nunca duvide do amor dele por você – mesmo quando for preciso dizer “não” a alguma coisa. Com carinho, sensibilidade e proximidade, ficará claro que você só quer o bem dele, porque o ama.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também