Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

Para reconstruir a cultura do casamento, comece sendo um exemplo

Conselheiro familiar lista cinco maneiras que podem ajudar os casais a transmitirem – por meio de atos e palavras – a importância do casamento às novas gerações

Entre 2016 e 2017 o número de divórcios no Brasil aumentou 8,3%, de acordo com as Estatísticas do Registro Civil 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda, de acordo com a pesquisa, o número de uniões registradas diminuiu 2,3%.

Outro dado apontado pelo órgão é que o tempo médio de duração de um casamento civil que era de 17 anos, em 2007, caiu para 14, em 2017. Casar-se e manter-se casado parece estar “caindo em desuso” aos poucos, infelizmente.

Bodas de quê? Veja o que se celebra a cada ano de união

Em um artigo publicado no site All Pro Dad, o conselheiro familiar Jackie Bledsoe fala da necessidade de que aqueles que hoje estão casados, se esforcem para manter o relacionamento saudável, afim de se tornarem exemolo para as novas gerações.

“Se quisermos reconstruir a cultura do casamento, devemos começar com nossos próprios casamentos”, reforça ele, listando cinco maneiras que podem ajudar os casais a transmitirem – por meio de atos e palavras – a importância do casamento às novas gerações.

1. Liberte-se de alguns hábitos do passado

Quando você é solteiro, normalmente faz as coisas como e quando deseja. Mas no casamento é preciso levar em consideração o que o outro também quer. No início todo mundo leva um tempo para se adaptar. Então é importante lembrar que você precisará se livrar de alguns hábitos do passado e construir com seu parceiro uma nova cultura, a cultura de sua família.

2. Sejam um exemplo para outros casais

Quando estiverem passando por momentos felizes, mostrem isso a outros casais. Compartilhe o que você tem vivido e experimentado em seu relacionamento. Perceba que ser um exemplo para casais amigos fará bem a vocês como casal, fortalecerá a importância de que seu relacionamento se mantenha firme e em constante aprimoramento.

3. Fale, mas também ouça 

Ser ouvinte é outro papel importante no casamento. A comunicação é fundamental em todas as etapas do relacionamento, mas no casamento deve ser um exercício diário. Seja transparente ao compartilhar o que está em seu coração e mente. E mais importante: reserve um tempo para ouvir seu parceiro, sem entrar no modo “solução rápida de problemas”. Às vezes ouvir mais o outro lado é melhor do que tentar resolver os problemas dele.

4. Priorize e valorize seu parceiro

Em um relacionamento o egoísmo deve ser deixado de lado. Lembre-se que gestos pequenos podem transformar o dia de seu parceiro. Deixar uma mensagem carinhosa ou cuidar dele após um dia cansativo de trabalho são demonstrações do seu amor. Mostre que você se preocupa com o bem-estar daquela que é a pessoa que você escolheu passar todos os dias de sua vida. E esse comportamento será notado por seus filhos e também outros que estiverem próximos a vocês.

5. Façam do seu lar um lugar de descanso

Façam da casa de vocês um refúgio onde encontrarão paz e tranquilidade, assim como toda a sua família. Cuidem para que os desentendimentos sejam bem resolvidos, que o estresse da rotina externa não comprometa o ambiente, que os filhos tenham vontade de regressar à sua casa ao fim do dia, por saber que ali encontrarão pais cuidadosos e um casal que se ama verdadeiramente.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também