Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

Gratidão: uma virtude indispensável para o casamento

Aqueles que reconhecem o lado bom do outro são mais felizes, mostra pesquisa publicada pela revista acadêmica inglesa Personnal Relationship

A gratidão é uma virtude indispensável em um relacionamento. Embora para alguns seja mais fácil agradecer, outros não conseguem nem dizer um simples “obrigado”. E esse é um exercício que precisa ser diário numa vida a dois, só que geralmente não é o que acontece. Apesar de muitos casais não terem esse costume, saber agradecer é um hábito que pode até mesmo salvar um casamento.

Aqueles que reconhecem o lado bom do outro são mais felizes. É o que mostrou uma pesquisa publicada pela revista acadêmica inglesa Personnal Relationship. Ao todo, 468 casais foram entrevistados e, segundo eles, há felicidade em suas casas porque eles são verdadeiramente gratos em ter a chance de viver com seu parceiro.

Perdoar pode ser a chave de um casamento duradouro

Além de gerar inúmeros benefícios para o casal, a gratidão contribui para a manutenção de um casamento duradouro. Isso porque casais gratos e felizes sabem que podem contar tudo um ao outro, não dando espaço para aquelas pequenas mágoas que, aos poucos, vão desgastando a relação. Diante de uma rotina corrida, também é importante valorizar o que o outro faz e sempre apoiá-lo nas decisões. É claro que isso não precisa – e nem deve – ser algo sistemático, até porque é natural que apareçam conflitos durante a convivência. Mas, ao longo dos dias, é importante que a gratidão se torne um combustível diante dessas pequenas dificuldades.

O ato de agradecer pode estabelecer um clima de confiança e aceitação entre vocês. Por isso, a chave é colocar a gratidão no centro do relacionamento. Ainda segundo o estudo, aqueles que adotam o hábito de cultivar a gratidão em um movimento espontâneo desenvolvem uma alegria profunda. Portanto, agradecer, doar-se ao outro e compartilhar, sem reservas, a vida com quem você ama são atitudes indispensáveis em um casamento.

7 sinais de que você está desprezando seu parceiro

Ser grato tira a atenção do próprio ego e o direciona para o outro. Na relação de um casal, a gratidão os reconcilia com a vida, convidando-os a apreciar o que têm, em vez de lamentar o que está faltando. Comece agradecendo seu parceiro pelas coisas simples do dia a dia. Dizer obrigado porque o outro esvaziou a máquina de lavar roupas, foi buscar as crianças na escola ou colocou o perfume que você gosta é um bom começo. Parece banal, mas essas atitudes são, no entanto, essenciais – e muitas vezes esquecidas. Desta cultura de gratidão também surgirá a aceitação dos pequenos defeitos do outro, de suas ideias ou de seus valores, que muitas vezes podem ser contrários aos seus.

Com informações de Aleteia

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também