Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

5 chaves para ouvir seu parceiro de forma eficaz

A comunicação é parte essencial de qualquer relacionamento, mas ela só acontece quando, além de aprender a falar e a como falar, o casal aprende principalmente a ouvir e como ouvir

Uma coisa é fato: não existe relacionamento sem comunicação. E essa comunicação só acontece se todos os elementos do seu processo estão presentes, o que inclui não só quem fala e o que é falado, mas também quem ouve. A grande maioria das pessoas têm muito mais dificuldade de ouvir do que de falar e isso está relacionado, em boa parte, a uma característica egocêntrica que existe em todos nós.

Todos têm coisas importantes para dizer, especialmente em momentos delicados e difíceis, e não é incomum esquecermos que saber ouvir também é um componente essencial da comunicação. Sem uma comunicação eficaz, os casamentos podem se desfazer em pouco tempo. Por isso, é fundamental que os casais invistam cada dia mais na qualidade de sua comunicação: que aprendam a falar e como falar, a ouvir e como ouvir.

Em uma discussão, por exemplo, é muito comum que enquanto um parceiro está falando, o outro, ao invés de ouvir com carinho, já esteja pensando no que vai responder para se defender ou se justificar. Essa atitude acaba prolongando ainda mais a briga e pior, não leva a resolução alguma. Além disso, agir dessa forma impede que saibamos ouvir o coração daqueles que amamos.

Ouvir não é apenas usar seus ouvidos, no entanto. É claro que eles são parte da audição, mas existem algumas chaves que podem te ajudar a ter uma escuta mais eficaz e a compreender por que ouvir é tão importante:

1. Ouça com seus ouvidos

Pare o que está fazendo, desligue o celular, saia de qualquer ambiente que tenha ruídos e possa distrair sua atenção e, então, ouça atentamente apenas o seu cônjuge.

2. Ouça com seus olhos

Quando você não olha para seu cônjuge quando ele está falando, ele entende que ele não é sua principal prioridade. O olhar de uma pessoa pode revelar muito mais do que está sendo dito com as palavras. Por isso, não perca a oportunidade de também compreender o que a pessoa que você ama está dizendo através do olhar.

3. Ouça com sua mente

Usar sua mente para processar o que seu cônjuge diz em relação ao contexto ajuda a ponderar mais profundamente suas palavras e a compreender o significado delas.

4. Ouça com sua boca

Preste atenção no que seu parceiro está dizendo e depois repita o que ouviu. Esse hábito ajuda a compreender melhor os sentimentos da outra pessoa porque, de certa forma, você se coloca no lugar dela. Faça perguntas para dar ao seu cônjuge mais liberdade para falar.

5. Ouça com o seu coração

Ouvimos o coração do outro quando passamos um tempo em silêncio e refletindo sobre o que foi falado. Pense no que você precisa ouvir de seu parceiro e use seu coração para ter empatia com ele.

 

Com informações de SusanMe

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também