Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

7 sinais de que você está desprezando seu parceiro

Quantas vezes você já corrigiu seu parceiro em frente a amigos ou já refez algumas tarefas por ele, simplesmente porque não o achou capaz de realizá-las?

Quando marido e mulher demonstram desprezo um pelo outro é sinal de que, se não houver uma intervenção para ajudá-los, o relacionamento dificilmente sobreviverá. A raiz desse problema pode começar de mansinho, com atitudes que ferem o outro sem pedido de perdão, e falta de diálogo.

4 sinais de solidão em um casamento

John Gottman, psicólogo, terapeuta e estudioso das relações familiares há cerca de 40 anos, explica que muitos casais não percebem que o desprezo está afetando seu casamento, simplesmente porque acham esse é um sentimento muito forte para se ter em relação à pessoa com quem se escolheu viver junto por toda a vida. Mas pare um momento e pense: quantas vezes você já corrigiu seu parceiro em frente a amigos, já refez algumas tarefas por ele, simplesmente porque não o achou capaz de realizá-las, ou ainda o ignorou quando ele precisava conversar.

Preste atenção nos seguintes sinais de alerta e faça uma análise da maneira como você tem tratado seu parceiro:

1. Você costuma interromper uma fala dele

É ideal que vocês parem por um momento para conversar. Ambos desejam ser ouvidos. “No entanto, muitas vezes não ouvimos as outras pessoas para entender o que pensam e sentem”, diz Gottman. Um hábito bastante ruim é interromper a outra pessoa durante esses momentos em que ela só precisa ser ouvida e, quando isso acontece, você mostra claramente que o outro não tem importância na sua vida.

2. Você costuma corrigir suas ações

Quando marido ou mulher não concorda com algo, é fácil começar a ver a outra pessoa como um oponente que precisa ser derrubado. Se toda a vez que seu parceiro começa a falar sobre determinado assunto e você o interrompe, tentando explicar as coisas por ele ou querendo mostrar que ele está errado, estará dizendo claramente que aquela pessoa é incapaz de cuidar de si mesmo.

3. A critica é constante

Em um relacionamento é comum que as partes discordem em algum momento. E isso é até saudável, por possibilitar que os dois vejam a melhor maneira de conduzir a vida a dois.  Fazer uma crítica construtiva que ajudará seu parceiro a se superar em uma atividade, tudo bem. Mas criticar tudo o que o outro faz, rebaixá-lo e mostrar desprezo por quem ele quer ser, é tóxico. Além disso, essa postura mostra que o seu relacionamento não é um lugar seguro para ele estar.

4. Você o trata como uma criança em idade de aprendizado

Evite refazer ou terminar as tarefas que seu parceiro começou. Pode não parecer para aquele que “está coordenando”, mas para o outro é como se ele não fosse capaz de realizar uma simples atividade. Se precisar ensinar algo, mostre com carinho como você gostaria que ele fizesse. Não saia mandando e desmandando, como se o seu parceiro ainda não tivesse nem aprendido a andar. É como se você fosse o dono da razão e, o outro, um incapaz.

5. Ele é alvo de brincadeiras de mau gosto

Piadas depreciativas, que não fazem rir, mas machucam ao mostrar que você não se importa com aquela pessoa que faz parte diariamente de sua vida. Ao sinal de que as supostas brincadeiras passaram a ser ofensivas, parem e conversem para ver os limites.

6. Você demonstra impaciência nas palavras e ações

Talvez não seja exatamente a palavra utilizada para expressar determinado sentimento, mas a maneira como você a diz. O tom de voz e a linguagem corporal falam mais a respeito do que estamos pensando do que a própria fala, muitas vezes. Quando você demonstra impaciência ao explicar sobre algum assunto ao seu parceiro ou quando grita ao menor sinal de problema, está mostrando que a opinião dele não importa dentro do relacionamento.

7. Os outros são melhores do que ele, sempre

É claro que sempre procuramos olhar para pessoas que têm se destacado em suas profissões ou no seu círculo de amizades, para nos tornarmos melhores. E não há problema algum nisso. Mas dentro de um relacionamento, quando começamos a mostrar para nosso parceiro, que admiramos muito mais outra pessoa do que ela que está ao nosso lado, damos margem para conflitos. Ao elogiar a beleza de uma mulher em um tom que mostre desejo e fale à sua mulher que ela não é capaz de ser igual, ou ao falar de maneira entusiasmada sobre os atributos de um colega de trabalho, apresentando ele como um referencias de homem que seu marido jamais atingirá, você claramente está desprezando seu parceiro.

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também