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Comportamento

13 estratégias de autocuidado para mães e pais de bebês

Maneiras simples, mas eficazes para cuidar de si mesmo

Nos primeiros meses de vida de um bebê, é complicado para os pais de primeira viagem continuarem com alguns hábitos antigos. Tirar aquela soneca durante o dia sem interrupção nenhuma ou acordar mais tarde aos fins de semana, por exemplo, já não serão atividades frequentes. Isso acontece porque quanto mais o tempo passa, mais os desejos do filho ficam acima das outras necessidades e os pais se colocam em segundo plano. Esse comportamento não é saudável para a nova família e, nessa fase, tanto a mãe quanto o pai precisam se cuidar.

Por isso, é importante reservar tempo para atividades simples como ler, passear ou ouvir músicas, mesmo quando parece que n]ao há um único segundo para se dedicar a si mesmo. Se o casal deixar de lado hábitos simples como esses, que proporcionam bem estar, é provável que, aos poucos, eles fiquem sobrecarregados. Dessa maneira, será mais difícil serem pais empáticos, pacientes e sem culpas.

Para ajuda-los com isso, indicamos 13 estratégias importantíssimas de autocuidado, baseadas em uma lista do site VeryWell Family. Comece agora e simplifique a vida da sua família!

1. Medite e respire

Mesmo que seja por cinco minutos, uma rápida meditação pode ajudá-lo a se sentir rejuvenescido. A meditação guiada pode ser uma boa opção para quem ainda não experimentou essa prática. Existem diversos aplicativos e sites e que podem orientá-lo nas etapas iniciais. Um exercício eficiente é o da respiração profunda que pode ajudar a reduzir o estresse.

2. Passe um tempo na natureza

Uma rápida caminhada no parque, na praia, fazer uma trilha ou cuidar de um jardim são atividades que podem ajudá-lo a se sentir descansado e relaxado. Estudos mostram que se aproximar da natureza pode ser bom para o seu bem-estar físico e psicológico. Mas, se você não tem muitas oportunidades de sair, ainda há opções como desenvolver um espaço verde dentro de casa ou até uma pequena horta. Mas se puderem conhecer novos lugares, planeje uma viagem em família para aproveitar uma praia, uma reserva ecológica ou escalar uma montanha.

3. Ouça mais músicas

Esse é um hábito bastante simples que pode ajudar a melhorar seu humor no dia a dia. Você não precisa necessariamente reservar um tempo especial para ouvir música. Pode ser ao acordar ou quando estiver no carro indo trabalhar. Ouvir música pode ser uma ótima maneira de cuidar de si mesmo.

4. Participe de um clube do livro

Participar de um grupo que se reúne pessoalmente ajudará você a ter uma interação social regular, isso o motivará a reservar um tempo para ler, e ajudá-lo a ter algo a esperar em cada semana.  Lembre-se de que você também pode começar seu próprio clube do livro. Reúna algumas pessoas toda semana para discutir um capítulo de um livro. Revezem-se escolhendo os livros e organizam a discussão em sua casa ou em um café.

5. Exercite-se

O exercício pode ser tão bom para a sua mente quanto para o seu corpo. Embora você nem sempre sinta que tem tempo para ir à academia ou se envolver em um treino intenso, felizmente, uma caminhada rápida pode ser uma excelente estratégia de autocuidado. Quer você esteja empurrando um carrinho de bebê ou andando sozinho, mantenha seu corpo em movimento por 20 minutos diariamente. Um pouco de atividade extra pode ajudá-lo a se sentir energizado pelo resto do dia.

6. Escreva um diário de gratidão

Escrever em um diário de gratidão leva apenas alguns minutos e não lhe custa dinheiro. Antes de ir dormir, anote três coisas pelas quais você é grato. Sua lista pode incluir coisas simples, como um dia ensolarado ou coisas grandes coisas, como conseguir quitar uma dívida. De qualquer forma, simplesmente lembrar-se das coisas pelas quais você tem que ser grato pode ajudá-lo a se sentir bem com a vida.

7. Organize seu tempo para ficar sozinho às vezes

É importante reservar alguns minutos de seu tempo para ficar sozinho. Mesmo que seja apenas cinco minutos por dia que você reserve para relaxar sozinho, um pouco de solidão pode ajudá-lo a relaxar. Quer isso signifique esperar até que seu filho tire um cochilo ou até que um amigo ou familiar possa cuidar do seu filho.

8. Passe um tempo com amigos ou familiares

Manter suas conexões sociais é parte integrante do autocuidado. No entanto, pode ser difícil encontrar tempo para ver amigos e familiares, especialmente se as atividades não envolverem as crianças. Se você programar uma atividade social futura para si mesmo, isso lhe dará algo pelo que esperar (o que pode ser uma boa estratégia de autocuidado em si). Então, envolver-se na atividade social dará outro impulso ao seu bem-estar psicológico. Se você decidir ir jogar golfe com um membro da família, almoçar com seu vizinho ou fazer suas unhas com seus amigos, faça coisas que o ajudem a ficar conectado com outros adultos.

9. Faça do seu quarto um refúgio

Se o seu quarto estiver cheio de pilhas de roupas, você poderá sentir mais estresse quando entrar nele. Uma boa maneira de cuidar de si mesmo é transformar seu quarto em um refúgio que você está ansioso para entrar. Investir em uma cadeira confortável para ler um bom livro ou manter o armário organizado pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado.

10. Invista um pouco de dinheiro em si mesmo

Você pode achar que é fácil gastar dinheiro com seus filhos, negligenciando-se um pouco. No entanto, é importante mostrar aos seus filhos que você também se valoriza. Dê a si mesmo permissão para gastar um pouco de tempo e dinheiro consigo mesmo. Comprar uma camisa nova ou cortar o cabelo são atividades que podem fazer você se sentir bem.

11. Faça uma pausa no mundo virtual

Ficar conectado o tempo todo nas redes sociais ou assistir programas de televisão por longas horas pode parecer uma boa maneira de relaxar. Mas, não. Essas atividades podem, às vezes, causar mais estresse do que aliviar. Então, faça uma pausa no mundo virtual e se estiver precisando de uma desintoxicação digital siga os seguintes métodos:

  • Desligue o dispositivo pelo menos uma hora antes de dormir
  • Reserve um fim de semana por mês para se afastar do seu smartphone
  • Faça uma regra para manter seu telefone fora do seu quarto

12. Aprecie os pequenos momentos

Se você sente que está com pressa o tempo todo, há uma boa chance de você nunca apreciar algo realmente. Comprometer-se a conhecer algo novo e tornar isso um hábito diário é um caminho para o autocuidado. Se você quer saborear sua primeira xícara de café ou decidir aproveitar ao máximo aqueles momentos em que está se aconchegando com seu filho, faça.

13. Pratique mindfulness

Programas de atenção plena ou simplesmente uma prática diária de atenção plena podem ajudá-lo a se tornar mais presente. Isso é fundamental para aproveitar totalmente o que está acontecendo agora. Em vez de repetir algo em sua mente que aconteceu ontem ou se preocupar com o que pode acontecer mais tarde hoje, saborear o momento vai ajudá-lo a aproveitar o que está bem à sua frente agora.

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