Jamie Brown/Unsplash
Jamie Brown/Unsplash| Foto:

“Qual é o seu maior sonho?”. É muito difícil encontrar quem responda a essa pergunta sem relacionar a resposta à felicidade. Todo mundo quer ser feliz e, para isso, as pessoas passam a vida procurando e experimentando diferentes caminhos que possam levar a ela.

O problema é que a maioria das pessoas acredita que a felicidade é uma consequência do sucesso na vida pessoal ou profissional, quando, na verdade, o sucesso é que é uma consequência de uma vida feliz.

A renomada Universidade de Harvard ofereceu há alguns anos um curso livre chamado Positive Psychology 1504, onde eles ensinam a milhares de pessoas técnicas simples para mudar seu humor e olhar o mundo de uma outra forma. Sim, é possível aprender a ser feliz. Confira 10 passos que te ajudam a ter uma vida mais feliz:

1. Praticar um exercício físico

Os especialistas de Harvard asseguram que fazer exercício produz o mesmo efeito de um medicamento antidepressivo para melhorar o ânimo. Bastam 30 minutos diários para melhorar o humor e diminuir o estresse.

2. Tomar café da manhã

Não é sem motivo que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. Segundo os professores do curso sobre felicidade, há muitas pessoas que deixam de tomar o café da manhã porque não querem ganhar peso. Essas pessoas não sabem que o café da manhã nos ajuda a ter energia, pensar e desempenhar melhor as atividades do dia.

3. Agradecer

Outra técnica ensinada no curso é agradecer por todo o bem que se possui. Para isso, se deve escrever uma lista com as 10 coisas que te fazem mais feliz. Ao fazer essa lista de coisas pelas quais devemos agradecer, obrigamos nossa mente a enfocar as coisas boas e deixar as ruins de lado.

4. Defender seus pontos de vista

Ser assertivo ajuda a melhorar a autoestima. Já, aguentar em silêncio o que os outros dizem e fazem sem nunca questionar gera tristeza e descrença. As pessoas devem dizer o que pensam, mas sempre mantendo a calma e o respeito pelo outro, afinal se comportar como o “dono da verdade” é o caminho inverso da felicidade.

5. Gastar dinheiro com experiências e não com coisas

Um estudo descobriu que 75% das pessoas se sentem mais felizes quando investiam seu dinheiro em viagens, cursos e aulas, enquanto apenas 34% disseram sentir-se mais felizes ao comprar alguma coisa.

6. Não adiar as coisas

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. Estudos comprovaram que quanto mais se adia algo que deve ser feito, mais ansiedade e tensão são geradas. Se existe dificuldade para se cumprir as tarefas, faça uma lista para se organizar melhor.

7. Guardar boas memórias

A Universidade de Harvard aconselha a colocar pequenas recordações, como fotos e frases de pessoas queridas em lugares estratégicos da casa e do trabalho. Isso dá mais segurança e sensação de companhia.

8. Sorrir e ser amável

Ser amável com as pessoas ajuda a enfrentar melhor a vida e perceber as alegrias diárias. Às vezes, basta sorrir para mudar o estado de ânimo.

9. Alimentar-se bem 

O que se come tem um impacto importante no estado de ânimo. Uma recomendação básica é comer a cada 3 ou 4 horas para manter estáveis os níveis de glicose.

10. Cuidar de si mesmo

Sentir-se mais bonito ou mais bonita e estar bem consigo mesmo é um passo e tanto para a felicidade. Uma pesquisa mostrou que 41% das pessoas dizem sentirem-se mais felizes quando têm uma autoestima saudável.

Com informações de La Familia

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Deixe sua opinião