Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

Como ajudar um amigo em crise no casamento

Antes de mais nada é preciso entender que este é um assunto delicado e você precisa de tato e sensibilidade para tocar no assunto

Maria Carolina Ferreira, especial para o Sempre Família

Melhor amigo é aquele que está por perto sempre que necessário. É aquele que dá conselho, que ouve e que cuida. Comumente é esse amigo (ou vários destes) que se torna padrinho de casamento e ganha mais um importante papel: zelar pelo relacionamento daquela pessoa querida. E esse cuidado será ainda mais efetivo, quando já se está casado e pode compartilhar de suas experiências de vida.

As 5 fases do casamento e o que se pode aprender em cada uma delas

Os mais antigos costumavam dizer que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. Mas será mesmo? Se você sabe como ajudar aquele casal que tanto ama, não fará isso apenas por medo de não saber como falar ou de como eles vão reagir a esse cuidado? Seja sugerindo o acompanhamento de um especialista ou até de outros casais de amigos que já passaram por problemas semelhantes, não deixe essa oportunidade passar.

Antes de mais nada é preciso entender que este é um assunto delicado e você precisa de tato e sensibilidade para tocar no assunto com seu amigo ou amiga, ou mesmo com ambos. Isso porque os sentimentos estão à flor da pele e em alguns casos, devido ao estresse, pode ser que seu amigo seja ríspido com você. Mas não desista dele!

Se você não tem ideia de como iniciar essa aproximação, o psicólogo Antônio Fernando Vieira Garcia e o médico Luiz Sérgio Alves Batista II separaram algumas dicas que podem ser úteis na hora dessa conversa.

1. Observe o comportamento dele

Esta é uma das principais formas de chegar com sutileza, porque mostrará que notou que ele ou ela estão passando por algum problema que está trazendo preocupação. Alguns comportamentos que pessoas em crise demonstram, de acordo com Batista são: cansaço, indisposição, excessiva preocupação, desânimo ou dores no corpo.

Ao dizer ao seu amigo que notou alguma alteração, pode acontecer dele mesmo confirmar o que têm acontecido em seu casamento. Abrindo um caminho para a conversa.

2. Seja empático

Mostre que você se importa com a situação, mesmo que talvez não tenha passado exatamente por aquela mesma situação. Muitas vezes o que um amigo precisa é de um ombro para encostar buscando consolo ou uma mão estendida para conduzir em direção a uma solução.

3. Ser mais ouvinte do que falante, mais presença que contador de casos

Em uma crise conjugal o parceiro se torna distante. Logo, o que a maioria das pessoas precisa é ser ouvida e sentir que não está sozinha. “Então, se faça presente e esteja disposto a ser um bom ouvinte”, diz Garcia. Em um primeiro momento talvez você nem precise aconselhar, só mesmo permanecer em silêncio enquanto o outro desabafa.

4. Coloque-se à disposição

Mas também de nada adianta você apenas ouvir o que têm acontecido se não se colocar à disposição para ajudar. Ser melhor amigo é um compromisso sério e você deve estar disposto a ajudar, ainda que você mesmo não seja o portador de uma solução, mas um meio para que a pessoa encontre ajuda especializada, por exemplo.

Riscos para a saúde 

Ao zelar pelo casamento de seu amigo você estará contribuindo com a saúde física e emocional dele. É inegável que os relacionamentos saudáveis são importantes para a qualidade de vida de qualquer indivíduo. Batista explica que por causa do alto nível de estresse decorrente de uma situação como essa,  inúmeros problemas como o consumo excessivo de alimentos, álcool e cigarros podem acontecer. “A ansiedade, dores no corpo, palpitação no coração e doenças de pele relacionadas a alergia ocasionadas pelo contexto emocional também são recorrentes nesse momento”

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também