Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Comportamento

5 dicas para fazer bons amigos na vida adulta

Se na agitação da vida adulta você deixou de cultivar amizades, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesta tarefa

Para algumas pessoas fazer amizades ao longo da vida não é uma tarefa fácil, especialmente na fase adulta quando a família, a vida profissional ou universitária se tornam prioridades. Por isso, muitos adultos preferem aquele sagrado momento de descanso, em vez de sair para conhecer pessoas novas.

Amigas que se conheceram durante tratamento de câncer vencem a doença juntas

Na infância e na adolescência, com mais tempo livre, fazer amigos é algo que acontece mais facilmente, a menos que haja um problema relacionado à timidez ou socialização. O ambiente em que uma criança vive, por exemplo, é propício para aumentar cada vez mais o círculo de amizades, porque normalmente os amigos moram perto e até frequentam a mesma escola. Nessas duas fases tudo acontece de maneira mais espontânea, também.

Embora a falta de tempo seja determinante para uma maior seletividade das amizades, ainda sim é possível conquistar bons amigos.  Todo mundo precisa de alguém para dividir os fardos e um amigo pode ser essa pessoa que oferecerá a atenção que você precisa em qualquer momento da vida. Se na agitação da vida adulta você deixou de cultivar amizades, Dolors Massot, deu algumas dicas especiais para o site Aleteia, que compartilhamos aqui:

1. Crie oportunidades para conhecer as pessoas

Muitas vezes as circunstâncias são desfavoráveis ​​à amizade. Um adulto tem menos tempo livre, porque passa mais tempo no trabalho e nessa fase as responsabilidades, em geral, aumentam. Então, basta você criar oportunidades para conhecer novas pessoas.

Renove a maneira como você interage com as pessoas no trabalho, por exemplo, ou ainda com seus vizinhos. E não importa se você lida com muitas pessoas ou apenas algumas. A amizade tem a ver com qualidade, não com quantidade. Comece observando diariamente as pessoas que estão em contato com você.

E caso você tenha um tempo livre, inicie um grupo com pessoas que compartilham seus valores e interesses. Pode ser relacionado a um esporte, livros ou trabalho voluntário que você curta. Isso tornará mais fácil passar tempo com pessoas que têm coisas em comum com você.

2. Mostre um interesse real pelas outras pessoas e seus interesses

Tente conhecer outras pessoas sem esperar algo em troca. Isso significa dedicar tempo à conversa – principalmente à escuta. Preste atenção ao que a pessoa lhe diz e expresse sua apreciação pela presença dela. Faça perguntas sobre as pessoas e as coisas que são importantes para ela.

3. Lembre-se que há vida além do Instagram e do Facebook

“Gostar” não é suficiente para construir uma amizade. Hoje em dia é preciso dar o próximo passo e conhecer mais profundamente as pessoas, pouco a pouco. Às vezes, tudo o que você precisa é de uma conversa para acabar se conectando em um nível mais profundo. Outras vezes, uma amizade pode exigir mais tempo e cuidado para realmente se fortalecer. Cada pessoa é diferente, com um temperamento, caráter e história pessoal. A verdadeira amizade requer escuta mútua, reciprocidade, compartilhamento e aceitação.

4. Não deixe o preconceito criar barreiras

Não rejeite as pessoas ou hesite em fazer amizade com elas com base em estereótipos e diferenças. A verdadeira amizade transcende essas coisas. Se você deixar que medos e preconceitos atrapalhem, corre o risco de perder oportunidades especiais de conviver com pessoas que têm mais em comum com você do que poderia imaginar.

5. Não procure exclusivamente seu próprio benefício

A verdadeira amizade não se baseia no benefício social ou econômico que um amigo pode obter de outro. É doloroso descobrir que alguém te inseriu em seu círculo de amigos apenas por conveniência. É melhor conhecer outras pessoas desinteressadamente, mostrando sua sinceridade, sendo generoso do que sempre aproveitar da bondade dela, pedindo favores ou outros tipos de interesses.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também