Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Comportamento

6 características das pessoas assertivas

Elas costumam ser decididas, ter boa autoestima e facilidade para defender seus direitos, enquanto indivíduos com baixa assertividade têm dificuldade para lidar com emoções e buscar seus interesses

Já ouviu falar em assertividade? Essa característica é apresentada às pessoas que costumam ser decididas, ter boa autoestima e facilidade para defender seus direitos, ao mesmo tempo em que respeitam pessoas com opiniões diferentes e conseguem dialogar com elas. No entanto, a lista de qualidades que define alguém assertivo é ainda maior e costuma variar de indivíduo para indivíduo, já que é possível apresentar apenas parte desses atributos e, mesmo assim, ser considerado alguém firme e decidido.

Veja quais são as principais características de uma pessoa assertiva, de acordo com um artigo publicado em LaFamilia.info, que cita ainda alguns comportamentos preocupantes de quem não tem essa qualidade. Tome nota!

1. Conhece seus direitos e sabe defendê-los

A pessoa assertiva tem domínio dos assuntos que acredita, apresenta suas opiniões de maneira clara e busca chegar a um acordo nas discussões que enfrenta. Assim, não tenta “ganhar” debates, mas respeita seu interlocutor e busca um ponto de equilíbrio. Já o indivíduo não-assertivo tem dificuldade para defender seus interesses e lida com o sentimento constante de estar sendo incompreendido ou manipulado.

2. Transmite segurança

Com comportamento firme, quem possui assertividade fala fluentemente, mantém contato visual direto e representa estar sempre confortável, com postura corporal tranquila. Por outro lado, quem não tem essa característica costuma falar baixo e gaguejando e também foge do contato visual, apresentando expressão facial tensa – com dentes apertados ou lábios trêmulos – e sua postura corporal é desconfortável. Muitas vezes, a pessoa não-assertiva ainda reclama na frente dos outros.

3. Fala de gostos e interesses com facilidade

Indivíduos com assertividade expressam sentimentos positivos e negativos com convicção e defendem aquilo que pensam, sem agressões. Têm a capacidade de falar sobre seus próprios gostos e interesses e ainda conseguem “desarmar” quem os ataca. Já os não-assertivos evitam perturbar ou ofender os outros e “se sacrificam” para que o outro tenha o que quer. Essa é uma tentativa de ser amado e apreciado por todos.

4. Não tem medo de discordar 

Pessoas assertivas não têm medo de pedir esclarecimentos e dizer “não” quando percebem que há necessidade, enquanto os não-assertivos evitam manifestar o que pensam.

5. Sabe organizar seus sentimentos 

As convicções das pessoas assertivas são sempre racionais e estão baseadas em direitos para si mesmos e para os outros, enquanto os indivíduos que não apresentam essa característica costumam “explodir” devido à dificuldade que têm de organizar sentimentos.

6. Tem boa autoestima

Quem age com assertividade não se sente inferior ou superior a ninguém e costuma ter bons relacionamentos interpessoais, porque faz com que os demais se sintam respeitados e valorizados. Já a pessoa não-assertiva respeita os outros, mas não a si mesma. Além disso, carrega sentimentos de culpa, impotência, ansiedade e frustração.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também