Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Pais e filhos

6 atitudes afetuosas que as mães devem ter com os filhos todos os dias

Ações que parecem simples, mas que valem muito para a construção de um forte relacionamento entre mães e filhos

Demonstrar afeto pelos filhos não é tão simples quanto parece, principalmente quando se tem mais de um. É que naturalmente cada pessoa tem sua maneira de dar e receber amor e carinho, e ainda que as crianças tenham nascido da mesma mãe e estejam inseridas na mesma cultura familiar, isso não significa que pensarão da mesma forma. Nem mesmo irmãos gêmeos compreendem o mundo da mesma maneira. Portanto, a mãe precisa observar a personalidade de cada filho e adaptar sua entrega de amor. Alguns gostam e precisam ser abraçados várias vezes ao dia, enquanto outro podem sentir o cuidado da mãe apenas por meio de um beijo ou uma brincadeira especifica. O que importa nessa questão toda é que mãe e filhos criem um relacionamento forte e afetuoso. Aqui damos algumas dicas de coisas que você como mãe pode fazer diariamente ao seu filho, para que ele se sinta amado:

1.Mostre afeição física

Mesmo que seu filho demonstre não gostar de abraços, beijos e outros tipos de contato físico, você deve mostrar, como mãe, que está aberta para um momento em que ele precise. Não é porque essa não é a linguagem de amor de seu filho, que um dia ele não precisará de um abraço de conforto. E quando houver essa necessidade ele saber em que lugar terá consolo. Por isso, beije-os na bochecha com frequência, permita que seu filho quando pequeno tenha acesso fácil ao seu colo, brinque com o cabelo do seu adolescente.

2.Se faça sempre presente

Isso não quer dizer que você tem que estar a todo momento ao redor de seus filhos. É impossível, ainda mais dependendo da idade deles. O ponto aqui é a qualidade da sua presença. Quando estiver com seus filhos esteja mesmo! Desligue o celular ou coloque no modo silencioso, deixe de fazer uma ou outra tarefa de casa e sente-se para conversar com ele.

3.Seja gentil

Não há dúvida alguma de que você ama seus filhos e ser gentil é uma maneira de demonstrar esse sentimento por ele. Não gritar quando discipliná-lo e ser ponderada nas decisões que envolvem ele, são atos de gentileza que fazem com que vocês tenham um relacionamento respeitoso.

4.Use palavras amorosas

A palavra de uma mãe tem muito poder. Isso porque, aquilo que é dito por você de uma maneira ou de outra fixará na mente de seu filho e, pode ser que não agora, mas um dia ele lembrará delas. Por isso, certifique-se de que a maior parte daquilo que você diz aos seus filhos carregam amor junto. Elogiar pelas tarefas realizadas com sucesso ou incentivar de maneira carinhosa que eles vençam algum obstáculo, são algumas sugestões.

5.Discipline com calma

Ao contrário do que parece, gritar não vai fazer com que seu filho resolva um problema de maneira eficaz. E ainda pode ser que você se irrite mais ainda com aquela situação. Em vez disso, tente explicar de forma tranquila o que você quer que seu filho melhore. Você pode discipliná-lo com firmeza, sem ser áspera nas palavras e nem rude nas atitudes.

6.Ria com eles.

Parece simples demais, não é? Pois bem, é justamente numa atitude simples como essa que você pode “ganhar” seu filho. O relacionamento parental precisa de uma boa dose de leveza também. Então ria das coisas que seus filhos acham engraçado e conte a ele histórias divertidas. Talvez eles achem sua história muito boba ou pensem: “Nossa. Minha mãe é mais engraçada do que eu, e isso não pode acontecer”, e nem deem risada. Mas saiba que lá no fundo do coração ele te admira por sua coragem em ser feliz.

Com informações de iMOM

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também