Pendurar terços no espelho retrovisor do veículo agora é proibido nas Filipinas

  • Por Equipe Sempre Família
  • 30/05/2017 07:46
Bigstock
Bigstock| Foto:

Entrou em vigor na última sexta-feira (26/05) nas Filipinas uma lei que proíbe pendurar terços e outros objetos religiosos no espelho retrovisor ou fixá-los no painel. As autoridades do país – que há tempos têm entrado em embates com a população católica filipina – fundamentaram a lei com base em preocupações com a segurança.

Além dos objetos no retrovisor e no painel, a lei, que busca eliminar distrações para os condutores, proíbe usar o celular, maquiar-se ou ingerir bebidas e alimentos ao dirigir. Para o padre Jerome Secillano, secretário de assuntos públicos da conferência episcopal do país, a proibição é um “exagero, insensível e carente de bom senso”.

Crucifixo em prédio público não fere laicidade do Estado, afirma CNJ

“Concordo que se proíba o uso do celular enquanto se dirige, mas não vem absolutamente ao caso proibir a exibição de pequenas imagens religiosas em automóveis”, ressaltou o padre. Já a Piston, uma associação de motoristas e proprietários de veículos de transporte público do país, afirmou não haver evidência de que terços e símbolos religiosos tenham causado acidentes.

As Filipinas são o único país asiático em que a maioria da população é cristã. Os católicos são 80% do país. O presidente, Rodrigo Duterte, também se diz católico, mas tem provocado uma série de atritos com a Igreja filipina. Os bispos do país não poupam críticas a suas políticas de pena de morte e saúde reprodutiva – o que Duterte costuma responder com insultos, inclusive ao papa Francisco.

 

Com informações de Actuall.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.