Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
collage-herois com fé
Entretenimento

Qual a religião dos super-heróis? Saiba em que creem 10 personagens dos quadrinhos

Católicos, evangélicos, muçulmanos, judeus e até adoradores de deuses gregos. Você encontra de tudo nos quadrinhos quando o assunto é fé

Ao contrário do que pode pensar um observador mais distante, a religião é um tema relativamente recorrente nos quadrinhos de super-heróis. Recentemente, a DC Comics estabeleceu que o Superman crê na existência de Deus – o herói, aliás, é comumente visto como uma figura messiânica e a história de sua origem traça paralelos com trechos bíblicos.

Muitos heróis já tiveram a sua religião revelada nos quadrinhos. Confira como dez deles vivem a sua fé:

Superman

superman - igreja

 

Clark Kent ia à igreja metodista todos os domingos com a família que o adotou na terra. Ele deixou a igreja ao entrar na idade adulta, quando começou a experimentar seus poderes. Clark dizia que se continuasse a frequentar os cultos perderia a fé na humanidade, porque era capaz de ouvir as mentiras nas mentes das pessoas. Ainda assim, ele casou na igreja, visita o seu pastor quando precisa de conselhos e de vez quando procura até mesmo um padre.

 

Batman

collage-batman

Bruce Wayne cresceu em um lar católico ou episcopaliano – fãs especulam que seu pai seja de tradição episcopaliana, enquanto a mãe seria católica, embora Frank Miller, autor de histórias marcantes do herói, assegure que o herói seja católico. O homem-morcego, porém, não vai à igreja nem é adepto de nenhuma religião. Ele mantém uma visão de mundo influenciada pelo budismo, que se deve ao período em que esteve no Oriente – lá, não apenas treinou artes marciais, mas estudou o “misticismo oriental” em busca de “disciplina espiritual”, como disse em uma história em quadrinhos. Apesar disso, costuma ser retratado em suas histórias como um agnóstico, cético ou até ateu.

 

Vampira

MARXMENCOL1994002_U15

A mutante é explicitamente batista – ela vem do sudeste dos Estados Unidos, onde os batistas predominam. Apesar disso, Vampira não é particularmente devota e raramente deixa entrever seu background religioso.

 

Demolidor

demolidor cruz

O Demolidor é um dos heróis cuja religiosidade é mais evidente nos quadrinhos. Católico, Matt Murdock é visto frequentemente indo se confessar ou rezar em igrejas. Em uma de suas histórias é revelado que sua mãe deixou o seu pai pouco depois do seu nascimento e se tornou freira.  Sua fé, aliás, foi uma dimensão bastante explorada no filme sobre o herói, de 2003, e também é em sua série na Netflix, que está na segunda temporada.

 

Coisa

Coisa - judeu

 

O membro do Quarteto Fantástico é adepto do judaísmo. O seu nome – Benjamin Jacob Grimm – já denuncia a sua origem, mas o Coisa realmente se concebe como um praticante da fé judaica. Há histórias em quadrinhos em que é possível vê-lo fazendo suas orações em hebraico.

 

Caçadora

huntress

A heroína de Gotham City, Helena Bertinelli, é uma católica que se alterna entre a devoção e o laxismo, em uma relação complicada com a sua fé. De família italiana – e mafiosa –, a Caçadora até mesmo carrega no pescoço uma cruz em várias de suas aventuras.

 

Mulher Maravilha

c1f1247809a86ff349b658eda5b52f20

A princesa Diana de Temiscira segue a religião clássica grega. Os deuses do Olimpo são figuras recorrentes nas aventuras da heroína e os seus poderes derivam dos próprios deuses. Ela já foi mostrada agradecendo aos deuses em seus templos e histórias mais recentes a mostram como filha do próprio Zeus.

 

Miss Marvel

kamalakhan220

Kamala Khan, Miss Marvel desde 2013, é norte-americana, mas filha de imigrantes paquistaneses. A heroína frequenta a mesquita e estuda o Corão, mas como toda adolescente luta interiormente para compreender sua fé em relação com sua vida. Ela tem, por exemplo, atritos com o irmão, que tende ao fundamentalismo.

 

Noturno

collage-noturno

Ao lado do Demolidor, Noturno é um dos personagens mais profundamente religiosos da Marvel. Apesar da aparência demoníaca, o mutante Kurt Wagner é um católico devoto e bondoso, que vive inspirado por sua fé. Ele chegou até mesmo a ser ordenado padre, atuando por um breve período.

 

Capitão América

capitain america

O Capitão América é uma personificação dos valores norte-americanos e, assim, é retratado como um protestante devoto, com uma fé firme e uma moral irrepreensível – Steve Rogers já se mostrou contrário até mesmo a cenas com palavrões e nudez em filmes. Além disso, ele vai à igreja todo domingo.

 

Com informações de Comic Book Religion.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também