O pai é uma referência importante para a filha durante a infância e mesmo na vida adulta seu apoio é essencial.
O pai é uma referência importante para a filha durante a infância e mesmo na vida adulta seu apoio é essencial.| Foto: Bigstock

É bem difícil aceitar e entender que os filhos cresceram. Os pais sempre pensam que esse dia não vai chegar e, de repente, se dão conta de que não só ficaram grandes em estatura, como se tornaram grandes nas decisões que começam a tomar. Completar 18 anos ou terminar um curso superior não é parâmetro, mas ainda assim é preciso estar preparado e prepará-los para o momento em que tomam seus caminhos.

Siga o Sempre Família no Instagram!

E se você tem uma filha mulher, desde quando ainda ela ainda é criança, é preciso que você reforce determinadas questões que farão com que ela se torne uma mulher autoconfiante. Não só a mãe, mas você pai, é responsável por mostrar à menina o que ela deve esperar em um futuro relacionamento romântico, na vida profissional, nas amizades e na fé que pratica.

Mas isso não quer dizer que o trabalho acaba quando elas se tornam adultas. A validação vinda do pai continua sendo essencial para a mulher. Então aqui estão três coisas que você precisa fazer:

1. Confie no trabalho que ela faz

Não tem como saber onde os filhos estão o tempo todo, especialmente nessa fase. Aceite que a educação que foi proporcionada para a sua filha é suficiente para que ela seja responsável e saiba o que faz. Todo o esforço feito ao longo de uma vida é recompensado quando temos filhos que são espelhos de nós mesmos. Por mais que ela já não durma mais na sua casa, isso não significa que ela abandonou os pais.

2. Encontre maneiras de permanecer conectado

Não queria sufocar sua filha, mas deixe claro que você quer continuar presente na vida dela. A tecnologia facilita muito as coisas e manter esse vínculo não é difícil, mesmo que ela more muito longe de você. O esforço para manter essa conexão vale a pena e deve se manter firme, mesmo que ela case, tenha filhos e a própria casa para administrar. Sempre há tempo para darmos atenção a quem amamos.

3. Ouça mais e dê menos palestras

Todos precisam ser ouvidos e com uma filha não é diferente. Por mais que você seja o pai, com certeza ela também tem muito a ensinar. Um dos papeis de um pai é saber ouvir e dar valor às opiniões dos filhos. Mesmo que você seja contrário a certas ideias ou crenças políticas ou religiosas que sua filha possa vir a ter, ouça e reflita. Bons conselhos podem ser mais eficazes do que lições de moral e palestras nas quais, possivelmente, ninguém irá prestar atenção.

Deixe sua opinião