Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
World-Meeting-of-Families-2018-website
Religião

O que é e por que ir ao Encontro Mundial das Famílias 2018, na Irlanda

Mensagem do papa Francisco ao encontro que ocorrerá em Dublin foi divulgada nesta quinta-feira

O Vaticano divulgou hoje (30/03) a carta do papa Francisco em preparação para o IX Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Dublin, na Irlanda, de 21 a 26 de agosto de 2018. O evento reúne famílias católicas do mundo inteiro a cada três anos desde 1994. A próxima edição promete girar em torno do ensinamento da exortação apostólica Amoris Laetitia, documento sobre o matrimônio e a família publicado pelo papa há um ano.

Com o tema “O Evangelho da família: alegria para o mundo”, o encontro quer sublinhar o papel da família como anunciadora do amor de Deus através do testemunho do amor vivido entre esposos, pais e filhos.

“A família é chamada a ser o lugar de encontro com aquela misericórdia divina que cura e liberta”, disse o cardeal norte-americano Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, durante a conferência de imprensa que apresentou hoje a carta do papa.

Papa Francisco diz que abrir sacerdócio a homens casados “é uma possibilidade”

“O amor de Deus é o seu ‘sim’ à união entre o homem e a mulher, em abertura e a serviço da vida em todas as suas fases; é o ‘sim’ e o empenho de Deus por uma humanidade tão frequentemente ferida, maltratada e dominada pela falta de amor. A família, portanto, é o ‘sim’ do Deus Amor”, escreveu Francisco, que pediu que toda a Igreja se envolva na preparação do encontro.

Para isso, a organização do evento preparou um programa de formação catequética sobre o matrimônio e a família chamado Amoris: Vamos falar sobre família, que vai disponibilizar uma plataforma multimídia de subsídios no site do evento (www.worldmeeting2018.ie) e em um aplicativo.

O primeiro Encontro Mundial das Famílias foi realizado em Roma, em 1994, por iniciativa do papa João Paulo II. A segunda edição do encontro foi no Rio de Janeiro, em 1997, o que trouxe João Paulo II pela terceira e última vez ao Brasil. Seguiram-se um outro encontro em Roma, em 2000, e um em Manila, nas Filipinas, em 2003, do qual o papa participou apenas por videoconferência.

No pontificado de Bento XVI, os encontros aconteceram, sempre com a presença do pontífice, em Valência, na Espanha, em 2006, na Cidade do México, em 2009, e em Milão, em 2012. A última edição do evento foi em 2015, em Filadélfia, nos Estados Unidos, com o papa Francisco.

Confira o vídeo de divulgação do evento, lançado neste mês:

 

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também