Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Fotos: divulgação
Fotos: divulgação
Cultura

Nataleluia: o espetáculo que reúne arte e tecnologia para contar o nascimento de Cristo

Evento ocorre há mais de vinte anos em Curitiba e se tornou uma das atrações religiosas mais procuradas da região

Produzir um musical que fosse muito além das tradicionais cantatas de Natal, trazendo ao palco a música, o teatro e a tecnologia, com histórias contextualizadas, mas sem deixar de lado a essência da história sobre o nascimento de Cristo. Esse é o objetivo do Nataleluia, evento promovido pela Primeira Igreja Batista de Curitiba desde 1995.

O formato inovador surgiu por iniciativa do então responsável pela área de música da igreja, o pastor Marcílio de Oliveira, mas somente em 1997 é que o nome Nataleluia foi incorporado ao evento, que entrou para o calendário de fim de ano da cidade.

O show de encantar os olhos também tem um lado social relevante. Os ingressos para o musical “custam” dois quilos de alimento, que são distribuídos a famílias carentes da cidade, por meio da Associação Batista de Ação Social (ABASC). “No ano passado, alcançamos mais de 7 toneladas de alimento e agora seguimos este mesmo caminho, já recebendo as doações e entregando”, explica Felipe Sabadine, diretor executivo do Nataleluia.

Os 7 livros evangélicos mais vendidos em 2016

Ano após ano, o evento procura estar mais próximo do público que o assiste, com histórias que se passam no mundo atual, mas sempre inspiradas por textos bíblicos. Em 2001, por exemplo, o ano da queda das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, a vida de Jesus Cristo foi contada com referências dramático acontecimento; já em 2003, as artes circenses proporcionaram uma divertida apresentação com cinco contadores de histórias, e no ano seguinte, o nascimento de Cristo se passou em Belém do Pará.

O Nataleluia não segue uma sequência de temas durante os anos. Por isso, o que norteia a produção é a inovação e o contexto em que se está vivendo. “Como diretor geral desse trabalho dou a direção temática, e avalio se a base partirá da música para o teatro, do teatro para a música ou de ambas ao mesmo tempo”, comenta Paulo Davi, pastor de adoração e artes, da igreja.

As 10 músicas gospel mais ouvidas no Brasil em 2016

Toda essa produção tem a contribuição principal dos voluntários que, em sua maioria, são membros da  igreja. Em 2016 foram aproximadamente mil pessoas dispondo das suas habilidades voluntariamente, para que tudo saísse conforme o necessário. “Como missão, ensinamos e motivamos as pessoas a utilizarem seus dons a serviço do Reino de Deus, colocando à disposição suas mais diversas habilidades. São profissionais que atuam como voluntários nas suas competências”, explica Paulo.

Outro fator que tem aproximado o espetáculo da população, é a transmissão via internet. Neste ano, de acordo com o departamento de comunicação da PIB Curitiba, foram mais de dois mil computadores acessando o link do Nataleluia. Mas ainda assim, muitos são os grupos de outras cidades, principalmente Santa Catarina e municípios próximos à capital paranaense, que se reúnem em caravanas para irem à igreja.

 

Veja imagens do espetáculo em vários anos:

 

Nataleluia 2007
Nataleluia 2007.

 

Nataleluia 2008
Nataleluia 2008.

 

Nataleluia 2015.
Nataleluia 2015.

 

Nataleluia 2016.
Nataleluia 2016.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também