Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Virtudes e Valores

Jovem homenageia pai com Down: “Sou forte e corajosa por causa de você”

A homenagem feita por Richie nas redes sociais celebrou os 50 anos do pai e elogiou a força do filipino ao enfrentar diversas cirurgias, limitações e preconceito

O sorriso constante, as demonstrações de carinho e a força para enfrentar diversas cirurgias, diálises, preconceito e as limitações provocadas pela síndrome de Down fizeram com que a jovem Richie Anne Castillo admirasse ainda mais o pai, Richard Castillo. “Eu sou forte e corajosa por causa de você e te amo muito, pai”, escreveu a moradora das Filipinas em uma postagem emocionante nas redes sociais.

A mãe enfrentou o diagnóstico sozinha. O pai sofreu à distância. A filha com Down foi a força dos dois

A publicação foi feita em junho, para comemorar o aniversário de 50 anos de Richard, e comoveu milhares de pessoas ao apresentar detalhes do relacionamento entre pai e filha. “Quero que o mundo inteiro saiba como estou orgulhosa por você ser meu pai. Você é lindo por dentro e por fora”, afirmou a jovem, ao lembrar de comentários cruéis que seus colegas de escola fizeram durante sua infância. “Eles disseram que você era diferente” e “eu não entendi porque estavam tirando sarro de mim e me chamando de anormal”, relatou.

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

O preconceito dos colegas fez com que a garota se calasse por muitos anos, mas ver a coragem e alegria de seu herói diante dos procedimentos cirúrgicas e das noites no hospital fizeram com que enfrentasse na internet aqueles que a intimidavam. “Pai, você é o ser humano mais forte que eu conheço”, afirmou. “Você merece amor, compreensão, paciência e aceitação como qualquer indivíduo com síndrome de Down”.

Um cromossomo a mais de amor: post fofo de mãe de bebê com síndrome de Down viraliza

De acordo com a garota, Richard passa dias no centro de diálise para melhorar as funções renais, sofre episódios frequentes de hipoglicemia e sente muita dor. No entanto, não se queixa da situação e nem tem medo. “Como eu queria tomar seu lugar para que você não sentisse mais nenhuma dor”, escreveu a jovem, que também elogia o pai pela inteligência e por sair de casa sempre sorrindo.

Em poucos dias, a postagem de Richie recebeu mais de 240 mil curtidas, 75 mil compartilhamentos e 6 mil comentários de pessoas que se emocionaram com o relato. “Estou com os olhos cheios de lágrimas”, postou um usuário. “É necessário um coração valente e grande para escrever o que você escreveu aqui”, completou outro.

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

A síndrome

De acordo com o site Movimento Down, a síndrome que afeta o pai da jovem é comum e atinge um a cada 700 nascimentos em todo o mundo, sem possibilidade de ser evitada.

A condição é causada pela presença de três cromossomos 21 na maior parte das células do indivíduo e faz com que a pessoa tenha maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças como cardiopatias e problemas respiratórios.

Além disso, a maioria dos homens diagnosticados com síndrome de down são considerados estéreis. Por isso, o caso de Richie e seu pai é raro, e a garota se sente privilegiada. “Obrigada por sempre me chamar de sua primeira e única menina porque eu sempre serei”, afirmou na postagem.

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também