Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Reprodução/ TV TEM
Reprodução/ TV TEM
Defesa da Vida

Intérprete de Libras ‘traduz’ parto para pais surdos

A ideia de ter a ajuda de um intérprete no momento do parto aconteceu ainda durante o pré-natal feito no mesmo hospital em que o bebê nasceu

O nascimento de um filho é o momento mais emocionante na vida de um casal que há tempos deseja ter um. Toda a expectativa durante a gravidez é acalmada quando se ouve o bebê chorar. Mas no caso de Alani Cristina Alves Melo e Claudinei Souza Melo, de Catanduva (SP), que são surdos, como seria possível compreender cada momento do parto até o aguardado choro da filha Elaine?

Foi graças a Nani Oliveira, uma intérprete de Libras, que o nascimento de Elaine foi ainda mais emocionante para o casal. A ideia de ter a ajuda de Nani no momento do parto aconteceu ainda durante o pré-natal feito no mesmo hospital em que o bebê nasceu. No curso de pais de ‘primeira viagem’ os funcionários perceberam que seria interessante se um intérprete fizesse a comunicação entre os dois e os médicos.

Mãe que escolheu ficar cega para não abortar ganha foto em 3D e ‘vê’ a filha pela primeira vez

No dia, então, Nani acompanhou a família. “A presença do profissional facilitou o trabalho da equipe médica explicando o que estava acontecendo para aos pais”, contou ao G1, Matheus Schuerewegen, diretor de desenvolvimento hospital. “E ao mesmo tempo, transmitiu a emoção do parto e do primeiro choro a eles”, afirmou.

Eliane foi bastante aguardada pelos pais. Eles sempre planejaram muito cada passo de suas vidas como casal, desde o namoro de quase três anos, passando pelo noivado, casamento e então a gravidez. Pelo fato de os dois serem surdos, a maternidade preocupava bastante Alani, que se sentiu mais segura durante o parto, pela presença de Nani. “Ela me ajudou e me acalmou. Quando a criança estava perto de nascer, ela foi traduzindo o que estava acontecendo”, disse a mãe.

Para Nani, a experiência foi única e será lembrada por muito tempo ainda. “Foi uma emoção que não consigo explicar, não encontro palavras. Só sei que vai ser uma experiência que levarei para minha vida toda”, diz Nani Oliveira.

 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também