A imaginação de uma criança pode leva-la longe. Ela pode não ter idade suficiente para pegar um avião sozinha e conhecer um destino surpreendente, mas os lugares, personagens e aventuras criadas em sua cabeça têm muito valor. E foi ao observar o afilhado de quatro anos, criar histórias cheias de criatividade, que o mineiro Héder Godinho criou o Histórias de Crianças, um projeto para fortalecer nos pequenos, a importância de sonhar e descobrir.
O pequeno Miguel é o cérebro criativo do canal e o Héder é quem dá ainda mais vida às histórias do menino. “Ele conta sobre piratas inventores, dragões de alma pura, gigantes comedores de nuvens e pequenos heróis de grande coração”, explica Godinho. São roteiros divertidos e despretensioso que só poderiam sair mesmo da imaginação de uma criança.
A ideia de tornar as preciosas criações de Miguel em algo público, nasceu durante o mestrado em Literatura e Crítica Literária, que o Héder está fazendo. Ele precisava colocar em prática a teoria aprendida em sala e por isso criou um livro infantil. Empolgado com o que estava construindo, começou a contar as histórias ao afilhado e achou ali um grande parceiro para sua empreitada. “Ele pediu para brincar com uma das minhas câmeras de vídeo e, correndo de um lado para o outro, acabou filmando a sua própria versão das histórias do meu livro”, conta Godinho.
Editando o vídeo e fazendo alguns ajustes, ele achou interessante inserir animações. Deu certo. Desde então os dois formam uma equipe de trabalho e o Miguel se tornou um grande elemento do projeto. “Ele vai me contando histórias enquanto brincamos, comemos chocolate ou desenhamos”, conta Godinho. E os episódios só são divulgados após a análise criteriosa de Miguel.
Com o projeto, Godinho quer estimular os pais a deixar que seus filhos vivam a infância plenamente, com atividades lúdicas e descobertas. Amante das histórias infantis, ele defende ainda que mesmo um adulto pode aprender muito ouvindo e contando histórias infantis. “Elas são ferramentas importantes na formação da identidade e valores de toda criança e contribuem em muito para tornar as pessoas melhores”, completa.
O Histórias de Criança conta atualmente com um canal no Youtube e um site, onde as aventuras do Miguel são contadas, mas existem planos de colocar tudo isso no papel e lançar um livro. E recentemente uma das histórias do Miguel, “O pirata Chulé e o jogo do tesouro”, foi selecionada para a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece no fim do mês. Godinho ainda quer levar o trabalho até escolas e creches, e segundo ele, os testes já começaram a ser feitos e têm dado ótimos resultados.
***
Recomendamos também:
****
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.