Annie Spratt/Unsplash| Foto:

A hora da lição de casa pode ser uma tortura para boa parte das crianças e adolescentes. É que a compreensão de que aquele momento é fundamental para o entendimento de tudo o que foi transmitido a ele em sala de aula demora a acontecer. Por isso, é comum que os filhos se demorem na resolução das questões e testem a paciência dos pais, por não quererem deixar a brincadeira ou outro momento mais agradável de lado, e se concentrar no que é importante.

CARREGANDO :)

Seu filho é viciado em smartphone, tablet ou televisão? Saiba o que fazer

Assim, esse momento acaba sendo estressante para os pais e os filhos, já que todos acabam se desgastando, se a lição de casa não for conduzida da melhor maneira possível. Essa tarefa de indicação do melhor caminho e busca de soluções para tornar a lição de casa algo prazeroso e eficaz cabe aos pais. E para ajudá-los, Roberta e Taís Bento, especialistas em educação e autoras do livro Socorro, meu filho não estuda, sugerem cinco dicas que podem ser aplicadas imediatamente.

Publicidade

1. Definam um horário para estudar e cumpram ele

O cérebro se habitua a rotinas. Assim, escolham juntos um horário que acharem melhor para essa atividade e façam dele um compromisso. Exceções podem acontecer, mas a disciplina tem de partir dos pais. Aos poucos, os filhos entrarão no ritmo.

2. Use um cronômetro 

Além de se habituar a rotinas, o cérebro precisa de oxigenação. Falar “senta aí e não levanta da cadeira até acabar de estudar tudo” é contraprodutivo e contra o bom funcionamento do cérebro. O ideal é estudar com intervalos de 5 minutos a cada 25 concentrados totalmente na tarefa. Nesses 5 minutos de  é importante que a criança se movimente. Pode beber água ou dar uma volta, por exemplo.

3. O cérebro não é multitarefa

Publicidade

Ao contrário do que muitos acreditam, nosso cérebro só consegue aprender uma coisa de cada vez. Portanto, na hora da lição de casa ou dos estudos para as provas, a atenção tem de ser exclusiva. Estudar com o celular, computador ou televisão ligados só vai fazer o processo parecer mais cansativo e menos produtivo.

4. Faça com que seu filho assuma alguma responsabilidade em casa

Quando a criança ou adolescente assume uma responsabilidade doméstica, além de desenvolver o senso de responsabilidade, que é fundamental para os estudos, o cérebro dela se enriquece de memórias de procedimentos, que são essenciais para que o aprendizado aconteça.

5. Pare de falar “saia do celular”

O celular, computador ou qualquer tecnologia não é o problema. Qualquer luta contra eles será uma batalha perdida, porque eles já estão integrados no dia a dia dessa geração. O que as crianças precisam é de alternativas de atividades que não precisem dessas tecnologias. Troque o “saia do computador” pelo “vamos ao parque”, por exemplo. Ensine você ao seu filho como ele pode se divertir se desconectando.

Publicidade

***

Recomendamos também:

Publicidade

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube