Pixabay| Foto:

Com apenas três anos e sem conhecer nem mesmo as vogais, Letícia já é apaixonada por leitura e se diverte com os livros que tem. “Ela enjoa de todos os brinquedos, mas dos livros, não”, relata a mãe Fernanda Nunes Fernandes. Segundo ela, a menina adora folhear as páginas coloridas, descrever as figuras e ouvir histórias. “Esse é seu momento preferido do dia, principalmente porque é a hora que recebe toda minha atenção”, afirma.

CARREGANDO :)

Ler em voz alta para o bebê estimula a inteligência, diz estudo

No entanto, nem toda criança aguarda ansiosa pelo momento com os livros, e frases como “não gosto de ler” ou “isso é chato” se tornam cada vez mais frequentes“. De acordo com a psicóloga e escritora Rima Awada, isso ocorre, principalmente, quando os próprios pais enxergam a prática como uma obrigação enfadonha. “Se a leitura não estiver presente no espaço familiar desde cedo, será mais difícil fazer com que os filhos desenvolvam esse hábito”.

Publicidade

Por isso, o primeiro passo para incentivar crianças e adolescentes a se apaixonarem pelos livros é a conscientizar os pais. “Fica difícil mostrar que a leitura é importante se o pai e a mãe não acham isso”, afirma a especialista, que aponta o exemplo em casa como algo fundamental para a formação de bons leitores. “Se esforce, leia, espalhe seus livros pela casa e fale sobre o que está lendo nas refeições em família. Trate desse universo com paixão e isso contagiará a criança”, garante.

Fernanda é prova de que isso funciona. Desde pequena, ela via a mãe — avó da Letícia — rodeada de livros e ficava encantada com as histórias. “Aprendi a gostar dessa maneira e faço o mesmo hoje com minha filha”, relata a paranaense, que leu para a menina durante toda a gestação, continuou desde os primeiros meses de vida e já percebeu os resultados.

“Se esforce, leia, espalhe seus livros pela casa e fale sobre o que está lendo nas refeições em família. Trate desse universo com paixão e isso contagiará a criança”.

Aguçar essa curiosidade é essencial para incentivar o hábito da leitura já na primeira infância e isso deve ser estimulado ainda mais entre a alfabetização e a adolescência. Para isso, a psicóloga separou algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática pelos pais.

Publicidade

1. Leia com seu filho

Dedicar tempo semanalmente para ler em família promove um momento de diversão à criança, diminui o estresse dos pais e ainda estreita significativamente o vínculo que eles têm com os filhos. “A leitura conjunta desenvolve criatividade, empatia e amor”, afirma a psicóloga,  que é autora de títulos infantis como “Layla, a menina Síria”. 

Além disso, a prática ajuda crianças e adultos a organizarem sua visão de mundo e formarem opiniões. “É uma maneira de reinterpretar tudo aquilo que a sociedade já nos entrega codificado, fechado em um rótulo”. Então, é importante sempre comentar a respeito do que for lido e ouvir o que todos os membros da família têm a dizer.

2. Diminua o tempo dedicado aos equipamentos eletrônicos

Muitos pais afirmam que não conseguem dedicar tempo para leitura porque possuem diversos compromissos e não sobra espaço na rotina para essa prática. “Mas como temos tempo para usar tantos aparelhos eletrônicos?”, questiona Rima. De acordo com ela, é necessário controlar o tempo dedicado a esses aparelhos e orientar os filhos a fazerem o mesmo.

Publicidade

Dessa forma, eles diminuirão o tempo que passam nas telas do celular, tablets ou da televisão e conseguirão dedicar alguns minutos à leitura. Isso deve ocorrer mesmo que a criança participe de outras atividades e a ajudará no desenvolvimento da atenção e foco.

3. Deixe os livros em local acessível

Outro detalhe fundamental para incentivar o hábito da leitura é facilitar o acesso aos livros. Para isso, é necessário tirar as publicações infantis das caixas ou do alto das prateleiras e deixá-las em locais visíveis, ao alcance dos pequenos. “Mantenha os títulos à vista na sua casa e em ambientes que a família passa mais tempo. Assim, fica fácil para você e seus filhos lembrarem dos livros”, afirma a terapeuta, que faz questão de colocar essa dica em prática.

“Tenho dois meninos, um de dois anos e outro de sete, e eles sempre estão mexendo com livros”, relata a mãe que espalha obras por todos os cômodos da residência. “Temos livros até na cozinha. Então, enquanto eu preparo a refeição, eles estão lendo”.

Publicidade

4. Apresente opções aos filhos

Ajudar a criança a encontrar suas preferências de leitura também estimula o gosto pelos livros porque a faz perceber que leitura não á algo monótono e que proporciona, sim, diversão e prazer. “Eu, por exemplo, só passei a gostar de ler depois que me apaixonei por um estilo, um autor, uma escrita”, relata a estudante Júlia Duda Lourenço, de 16 anos.

Segundo a adolescente, que afirma ter lido mais de 200 livros em quatro anos, o hábito só foi criado depois que a leitura deixou de ser uma obrigação e ela “se encontrou” nas obras. “Comecei a gostar com 12 anos, quando meus pais me trouxeram um livro da autora norte-americana Cassandra Clare. Após ler algumas páginas, me apaixonei”.

9 histórias clássicas que transmitem valores às crianças

Segundo a psicóloga, essa paixão pode ocorrer logo no primeiro livro que a criança recebe ou demorar para ser desenvolvida. Por isso, é importante oferecer opções aos filhos. “Mostre títulos clássicos, contemporâneos, textos simples e complexos, com mais ou menos ilustrações, poesias e lendas”, orienta a especialista. “Com maior variedade, o pequeno tem mais chance de construir suas preferências”, completa.

Publicidade

5. Incentive a participação em rodas de leitura

Para os adolescentes, outra maneira de incentivar o gosto pelos livros é a participação em rodas de leitura organizadas de forma informal e divertida. Esses encontros podem acontecer na escola, em casa, com a família ou em clubes e centros comunitários para chamar a atenção dos participantes.

Além disso, a terapeuta garante que uma boa conversa sobre o que acabou de ser lido ajuda a estimular a reflexão. “ Quanto mais à vontade o adolescente se sentir diante de um grupo e de um livro, maior será seu engajamento. Mais prazer, menos obrigação”, garante.

 

***

Publicidade

Recomendamos também:

***

Publicidade

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no  Twitter.