Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

Por que contar histórias para as crianças dormirem é tão importante

A prática é muito mais do que um hábito bonito que se vê em filmes, mas é preciso fazer direito

Quando seu filho era ainda um bebê, todas as noites antes de dormir ele certamente tinha uma rotina que incluía o jantar, o banho e alguns mimos, e isso o ajudava a dormir melhor. Conforme eles vão crescendo, é preciso fazer adaptações, mas manter uma rotina é essencial para que sintam-se seguros. É hora, então, de colocar novas ideias em prática e uma delas é contar histórias.

Sentar-se junto ao seu filho e dedicar um tempo para ler um livro com ele, traz vários benefícios à saúde emocional do seu pequeno, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo. O ato de deixar suas tarefas de lado para estar exclusivamente com ela, confere à criança o sentimento de confiança e pertencimento, porque ela compreende que esta é uma prova de amor.

7 dicas sobre o que fazer quando achar que seu filho está viciado em videogame

Outro benefício emocional da leitura de livros à noite, com as crianças, é o fato de que essas histórias costumam mostrar que os protagonistas passam por situações muito parecidas com as que seu filho enfrenta na escola e no grupo de amigos, por exemplo.  Ao longo da narrativa ele verá que os problemas têm solução e aprenderá com isso.

Já no nível cognitivo foi comprovado que ler em voz alta para as crianças pequenas ajuda no desenvolvimento de suas capacidades linguísticas, ampliando seu vocabulário e melhorando sua maneira de se expressar. Quando observadas as crianças maiores, essa atividade é benéfica porque incentiva que elas leiam mais e contribui para que elas compreendam melhor o que leem. E, claro, escutar histórias é ótimo para estimular a imaginação dos pequenos e permite que sua capacidade de atenção e concentração aumente, assim como melhora sua empatia e lhes ensina a buscar soluções para os conflitos.

Como extrair o máximo de benefícios desse tipo de leitura?

Não basta somente escolher um livro, sentar-se e ler com seu filho. É preciso estar atento a alguns pontos que com certeza farão com que essa leitura seja um momento inesquecível para a criança, e que trarão de fato os benefícios citados anteriormente. Confira:

– Faça a escolha certa: procure por um conto adequado à idade da criança. Quando pequenas, as crianças gostam de histórias com animais, mas você acertará em cheio se optar por livros com mais desenhos do que textos. Elas ficam encantadas. Aproveite também para selecionar histórias em que os personagens e situações vividas por eles influenciem seu filho a resolver seus próprios conflitos.

– Dedique-se ao momento: desligue o celular, a televisão e evite qualquer outra distração. Este é um tempo de vocês e é essencial que a criança veja que você está ali com ele por prazer e não obrigação.

– Use a leitura para ajudar a criança a relaxar: leia com calma a história, procure um tom de voz tranquilo e não faça muitos alardes. Nada de escolher histórias que lhe darão medo. Desta maneira você o ajudará a ficar tranquilo.

– Transmita bons valores: Um bom conto pode dar à criança uma visão otimista da vida. Assim, ele pegará no sono feliz e dormirá como um anjo.

 

Com informações de Crecer Feliz (España)

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos  Twitter.

 

Leia também