Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Educação dos filhos

9 histórias clássicas que transmitem valores às crianças

Todos os pais deveriam ler esses clássicos da literatura infantil para seus filhos

Na próxima quinta-feira, 18, é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil, por isso o Sempre Família indica nove histórias que você pode ler para seus filhos antes de dormir e aproveitar para estreitar os laços com eles. Além de transmitirem valores às crianças, vocês vão se divertir muito com esses clássicos que podem se tornar ferramentas para o diálogo entre vocês e também provocar reflexão quanto a valores, moral e ética.

“Histórias e contos clássicos podem ser utilizados e, muito comumente o são, como formas de transmissão de cultura e valores. A escolha das histórias e contos, geralmente, é feita atravessada pela cultura e valores de quem as conta”, explica a psicanalista Juliane Arrais.

Segundo a especialista, histórias clássicas e contos de fadas são difundidos desde a antiguidade e têm comprovada influência e relevância na infância. “A literatura registra histórias transmitidas oralmente de geração a geração e que, mesmo com toda a tecnologia da modernidade, mantêm seu espaço de destaque narrativo junto à infância. Já não se reservam apenas à função de distração ou de acalanto das crianças, mas seu poder se expressa na magia e na fantasia que despertam na criança que os escuta”, completou.

O conto, por exemplo, se caracteriza por ser uma narrativa cujos personagens heróis enfrentam grandes desafios para, no final, triunfarem sobre o mal. “Por intermédio de historinhas e contos, a criança tem a possibilidade de pensar sobre seus sentimentos e tem a esperança de que o sofrimento que pode estar a acometê-la venha a ser passageiro”, incentiva.

Confira nove clássicos que transmitem valores como verdade, coragem, pertencimento, resiliência, respeito, solidariedade, persistência, esperteza, lealdade e obediência.

O pastorzinho mentiroso – Esopo

Essa história é um bom momento para fazer seu filho refletir se ele está mentindo muito ultimamente. O Pastorzinho Mentiroso, uma fábula de Esopo, conta a história de um jovem pastor de ovelhas que é encarregado de cuidar de um rebanho do vilarejo onde mora e tenta enganar os donos dos animais gritando que há lobos no local. Essa ocasião realmente acontece três vezes depois que o pastorzinho mentiu e, apavorados, os moradores se aproximaram do rebanho e constataram a mentira. No entanto, quando o fato aconteceu, ninguém acreditou no menino. A turma da Mônica também conta sua versão desse clássico.

Como em, praticamente, todas as histórias infantis, há sempre uma moral, essa é para ensinar seu filho que ele deve sempre falar a verdade. De acordo com Juliane Arrais, ninguém acredita em quem mente e as crianças são hábeis em entender, principalmente, quando é dada para elas a oportunidade de falar sobre o que ouviram e o que aprenderam a respeito.

Chapeuzinho amarelo – Chico Buarque

É natural toda criança nutrir medo de algo, como do escuro, de bichos peçonhentos e até de lendas. Diante disso, é papel dos pais encontrar meios para que seu filho supere essas fobias. Com a história de Chico Buarque, você pode encorajá-lo. Nessa história, uma menina fica “amarela de medo” do desconhecido e chega até a ficar sem comer e dormir por causa disso. E só enfrentando o lobo que ela supera essa fobia e suas inseguranças, descobrindo o sentido de viver novamente. Uma boa história para incentivar seu filho a superar suas fobias.

O patinho feio – Hans Christian Andersen

Se seu filho está sofrendo bullying ou rejeição na escola, essa é uma boa oportunidade para vocês conversarem sobre o assunto. O patinho feio traz a oportunidade de falar sobre valores relacionados à aparência, diversidade, bullying, rejeição e pertencimento. O conto foi escrito pelo dinamarquês Hans Christian Andersen e publicado em 1843.

Pinóquio – Carlo Collodi

Pinóquio, um romance escrito por Carlo Collodi é um clássico que transmite o valor do amor, da lealdade, obediência e consequências. Walt Disney adaptou a obra em uma versão para o cinema de animação.

A lebre e a tartaruga – Esopo

O respeito é necessário em todos os lugares, especialmente em uma família. Ele precisa ser um pilar em todo lar. Essa outra fábula de Esopo abrirá espaço para você falar com seu filho sobre respeito, resiliência e soberba.

A cigarra e a formiga – Monteiro Lobato

A Cigarra e a formiga, recontada pelo escritor Monteiro Lobato, no contexto de Sítio do Pica-Pau Amarelo, aborda a questão da preguiça, planejamento e solidariedade.

Os três porquinhos – Joseph Jacobs

Os três porquinhos, uma das histórias mais antigas e populares, é um conto de Joseph Jacobs que abre a discussão sobre a força de vontade, persistência e acolhimento.

A festa no céu – Ângela Lago

Com “A festa no céu”, da autora Ângela Lago, você pode trabalhar a questão da exclusão, esperteza e consequências com seus filhos.

O asno e o cavalo – Esopo

O Asno e o Cavalo, também de Esopo, fala sobre solidariedade e ajuda ao próximo.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também