Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Pais e filhos

Chá de bebê e chá de fralda: você sabe qual é a diferença?

A diferença está no presente escolhido pela futura mamãe e pode fazer muita diferença no enxoval do bebê

É comum reunir as amigas da futura mamãe para comemorar a chegada do bebê e presenteá-la com itens essenciais para o enxoval como mamadeira, roupinhas e produtos de higiene. No entanto, a popularização das fraldas descartáveis e a necessidade de usar cerca de 3 mil unidades delas durante os dois primeiros anos de vida da criança deram início a uma nova modalidade do evento entre mulheres: o chá de fraldas.

A menina que reconheceu a voz do pai ao nascer e a importância de conversar com o bebê na barriga

Enquanto no chá de bebê tradicional as convidadas trazem diversas opções de presente — que também podem ser definidos com antecedência pela mamãe — no chá de fralda todas trazem fraldas descartáveis e colaboram para amenizar essa despesa significativa dos pais. Além disso, ao escolher essa opção, a mãe pode cuidar dos detalhes de seu enxoval com mais liberdade, garantindo um padrão de cores e de estilo nas roupinhas e no quarto do bebê.

Foto: Arquivo pessoal/Carolina Riter
Foto: Arquivo pessoal/Carolina Riter

De acordo com a assessora de eventos Carolina Riter, a organização dos dois eventos é a mesma e exige planejamento para definir a lista de convidadas, decoração, brincadeiras e o cardápio especial. No entanto, a solicitação do presente precisa estar bem definida no convite para que as amigas não tenham dúvidas a respeito do que trazer. “Lembrando que você também pode unir as duas modalidades do chá ao solicitar uma lembrancinha e um pacote de fralda”, sugere.

“Lembrando que você também pode unir as duas modalidades do chá ao solicitar um pacote de fralda e uma lembrancinha”.

Nesse caso, a convidada colabora com esse item tão utilizado pelo bebê  e ainda se sente à vontade para presenteá-lo com o que quiser. “Tem gente que leva roupinha, sapatinho e outras coisas, então a mamãe acaba ganhando de tudo”, comenta Carolina, que escolheu essa opção para o chá de sua filha Lara e recomenda a ideia.

Além disso, algumas dicas podem ajudar no planejamento e organização desse momento tão especial para a mamãe. São elas:

1. Seja específica na escolha dos presentes

Priorize os primeiros meses de vida do bebê e garanta o enxoval para esse período ao solicitar, principalmente, fraldas de tamanho RN e P. Há calculadoras online que apresentam a quantidade de fraldas necessárias em cada fase da criança. Em média, serão utilizadas cerca de 30 unidades para recém-nascidos e 240 no tamanho P. No entanto, esse número pode variar e nada impede que a mamãe já solicite fraldas maiores para montar seu estoque.

Foto: Arquivo pessoal/Carolina Riter
Foto: Arquivo pessoal/Carolina Riter

2. Selecione bem a data do chá

O chá de bebê ou chá de fralda deve acontecer entre o sétimo e o oitavo mês de gestação. Assim, os médicos já terão previsto o peso do bebê ao nascer e a mamãe poderá selecionar o tamanho de fralda e das roupinhas necessárias para os primeiros meses. Além disso, esse período garante fotos lindas da barriga da mamãe e as fotografias do evento serão ótimas lembranças para todos.

3. Chame as amigas para ajudar

O período entre o sétimo e o oitavo mês também representa um momento delicado da gravidez, então a festa não deve durar mais do que três horas ou exigir muito esforço da gestante. Para isso, é importante que as amigas ajudem no preparo da decoração, mesas e das brincadeiras para não sobrecarregar a mamãe.

4. Selecione algumas brincadeiras

Foto: Arquivo pessoal/Carolina Riter
Foto: Arquivo pessoal/Carolina Riter

Atividades que sujem a gestante ou pintem sua barriga com batom estão caindo em desuso e dando lugar a uma infinidade de brincadeiras divertidas e até informativas. No caso do chá de bebê, por exemplo, é possível realizar um bingo com o preenchimento das cartelas à medida que os presentes são abertos, enquanto no chá de fraldas, vale a pena selecionar três ou quatro atividades para divertir as convidadas. Faça a seleção com antecedência e separe todo o material que vai precisar. Assim, evitará imprevisto de última hora.

5. Pense em um espaço “kids”

Muitas convidadas levam seus filhos para o chá e não conseguem se concentrar nas atividades. Para ajudá-las, é possível preparar um local onde os pequenos possam brincar com a supervisão de um adulto. Dessa forma, as mães aproveitam o evento e seus filhos se divertem em segurança.

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também