Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Comportamento

12 dicas para ser bom anfitrião ou convidado, nas festas de fim de ano

Tanto o anfitrião quanto o convidado têm vários protocolos em uma celebração, e nas festas de fim de ano não é diferente.

No Natal, abrimos as portas de nossas casas para a família e os amigos para, juntos, compartilhar a alegria do feriado. É por isso que devemos nos tornar os melhores anfitriões e os convidados mais educados. E quais são os deveres de cada um?

Tanto o anfitrião quanto o convidado têm vários protocolos em uma celebração e nas festas de fim de ano não é diferente. Aqui falaremos sobre encontros em família, com característica mais informal, mas com algumas regras básicas a serem seguidas.

Os deveres do anfitrião

O anfitrião é a pessoa central, aquele que age como líder e fornece as diretrizes para seus convidados como, por exemplo, o momento de sentar à mesa, o lugar de cada um etc. Um bom anfitrião deve se esforçar ao máximo para fazer as pessoas se sentirem à vontade ​​em sua casa, portanto deve se destacar em termos de hospitalidade, detalhes e bom gosto. Conheça as especificidades deste papel:

  1. Ele deve informar a data e a hora no convite. Isso pode ser feito através de e-mail ou telefonema. No primeiro caso, é importante confirmar o recebimento. Não é recomendado deixar recado com terceiros, porque temos que ter certeza de que a pessoa recebeu o convite. Se for feito com muita antecedência, reforce uns dias antes para evitar o esquecimento.
  2. No dia da festa, o anfitrião deve estar em casa no horário combinado e ter os preparativos o mais adiantado possível para que possa passar tempo com seus convidados.
  3. É o anfitrião que abre a porta e cumprimenta todos os convidados.
  4. Se um ou mais convidados não conhecem o restante do grupo, o anfitrião deve “apadrinhar” e privilegiar essas pessoas. Você tem que proporcionar um ambiente agradável para que eles não fiquem deslocados e apresentá-los para os outros convidados. Uma boa maneira de “quebrar o gelo” é colocar este convidado ao lado de alguém com quem ele tenha semelhanças para facilitar o início de uma conversa.
  5. Quando as pessoas estiverem acomodadas, ofereça um aperitivo. Depois faça as coisas no momento certo, sem atrasar nem acelerar demais. Da mesma forma, ofereça todas as opções de bebidas, sem perguntar o que a pessoa gosta.
  1. Insistir quando alguém não aceita uma bebida ou canapé é inadequado. Devemos respeitar os desejos de todos.
  2. A decoração da casa, tudo no lugar, detalhes encantadores e uma mesa bem colocada falam pelos seus proprietários. Lembre-se de que o valor dos objetos não é determinado pelo preço, mas pela composição apropriada da decoração.

Os deveres do convidado

O convidado também deve demonstrar boas maneiras ao aceitar um convite:

  1. Confirme sua presença e a hora em que vai chegar. É uma atitude indispensável e educada.
  2. Em algumas culturas, é costume levar um presente para o anfitrião como agradecimento por abrir as portas de sua casa. Não precisa ser um presente de valor, apenas uma lembrança.
  3. Cumprimente todos os que estão no local, mesmo os desconhecidos.
  4. Se houver uma relação de confiança com o anfitrião, ofereça colaboração. Será um gesto amável e que fala bem de você.
  5. No dia após a celebração, sempre deve haver um gesto de agradecimento, como uma ligação ou mensagem, para expressar gratidão ao anfitrião.

Do Portal LaFamilia.info.

*****

Recomendamos também:

 

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Leia também