Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito: Bigstock.
Crédito: Bigstock.
Comportamento

Como acertar no presente de amigo secreto

Veja como presentear sem fazer do amigo secreto um inimigo declarado

Num ano de crise nada como tentar formas alternativas para presentear as pessoas. E é neste cenário que a brincadeira do amigo secreto ganha ainda mais adeptos. Mas esse formato, apesar de velho conhecido nas festividades, pode render muitas gafes.

Segundo a consultora de etiqueta e responsável pelo blog Elegante Sempre, Janaina Depiné, o ideal é escolher o tipo de amigo secreto mais adequado para cada ambiente. “Para os amigos que compartilham um hobby, por exemplo, uma boa opção é o amigo temático que poderá envolver o tema do hobby do grupo. Aí não tem como errar! Já para aqueles que estão sem tempo para organizar a brincadeira, uma boa opção é estipular um valor e cada um compra algo neutro (válido para homens ou mulheres). O nome do amigo secreto é tirado no dia da revelação. Com crianças ou amigos com dinheiro curto uma alternativa é o Amigolate, quando o presente é um chocolate. Barato e fácil de achar em qualquer lugar”, conta Janaina.

Para acertar na escolha é importante conhecer a pessoa, seus hábitos e preferências. “Tente agir como um investigador. Busque dados no Facebook (estilo musical, time que torce, filmes de que gosta) e outras redes sociais. Vasculhe conversas em busca de pistas. Se conhecer algum amigo em comum fora do grupo participante da brincadeira, é possível pegar dicas. Com tudo isso em mente é mais fácil sair às compras”, afirma a consultora.

Janaina orienta ainda evitar presentes íntimos demais, sobretudo peças como biquínis, pijamas e lingeries. Itens pessoais como CDs, livros e até roupa podem ser opções apenas se você conhecer bem o gosto do presenteado. Ela cita ainda alternativas que agradam à maior parte das pessoas:

  • Livros no perfil do presenteado
  • Itens ligados ao hobby da pessoa
  • Itens de maquiagem
  • Kit de viagem ( porta-passaporte, jogo de nécessaire etc)
  • Algo referente ao trabalho da pessoa

Facilite para seu amigo

Se você concordou em participar da brincadeira, facilite as coisas para quem sorteou seu nome. O ideal é que se faça uma lista com três sugestões de presentes que gostaria de ganhar. “Assim, ao menos um deles será encontrado. Também é bom lembrar que o intuito da brincadeira é divertir os participantes, portanto não se deve pedir nada muito complicado ou raro de achar”, avisa Janaina.

Se você ganhou algo que não pediu e de que não gostou, lembre-se de que tudo é uma brincadeira. Ninguém ganha um carro ou uma viagem de amigo secreto. Portanto são lembrancinhas com o mero intuito de melhorar os relacionamentos. Se a pessoa errou, bola pra frente. Ano que vem você tem novas chances de ser presenteado de forma melhor.

****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também