Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Curiosidades

Conheça a aparência real de 7 personagens históricos que tiveram seus rostos reconstituídos

Saiba qual era a aparência real de Bach, Copérnico, Santo Antônio e outros personagens históricos

A antropologia forense moderna desenvolveu várias ferramentas que ajudam a descobrir a aparência de uma pessoa a partir dos restos de seu esqueleto. Essas técnicas foram elaboradas para auxiliar a identificar vítimas de crimes, mas podem ser usadas também para reconstruir o rosto de personagens históricos.

Você já viu aqui no Sempre Família como era o rosto de São Nicolau, o bispo do século IV cuja história inspirou a figura do Papai Noel. Agora trazemos aqui mais sete personagens históricos cuja aparência podemos conhecer hoje em dia graças às técnicas de reconstituição forense a partir dos crânios preservados ou de máscaras mortuárias. Confira:

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

O rosto do compositor alemão foi reconstituído em 2008 a partir do seu esqueleto, sepultado em uma igreja luterana em Leipzig, por uma equipe da Universidade de Dundee, na Escócia.

Nicolau Copérnico (1473-1543)

O clérigo polonês foi o responsável por propor o heliocentrismo, afirmando que o Sol está no centro do Sistema Solar, e não a Terra. Os restos de Copérnico foram descobertos em 2005, na catedral de Frombork, na Polônia. Um laboratório de criminalística do país fez, então, a reconstrução de seu rosto.

Copérnico

Antônio de Pádua (1195-1231)

O famoso Santo Antônio, nascido em Lisboa e sepultado em Pádua, na Itália, teve seu rosto reconstituído em 2014, a partir dos restos preservados na cidade italiana. O projeto foi encomendado a um especialista brasileiro, que não sabia a quem pertencia o crânio ao receber as medidas.

Antônio

Robespierre (1758-1794)

O chefe dos jacobinos e um dos líderes da Revolução Francesa teve seu rosto reconstituído pelo ateliê Visualforensic, de Paris, a partir de uma máscara mortuária de gesso.

Robespierre

Dante Alighieri (1265-1321)

Pesquisadores da Universidade de Bolonha reconstruíram o rosto do mais célebre escritor italiano a partir do seu crânio. O resultado revelou que o autor da Divina Comédia tinha um rosto menos caricato do que aquele com o qual era retratado – mas confirmou o nariz grande e pontudo.

Dante

Tutancâmon (1341-1323 a.C.)

Foi possível recriar o faraó, que morreu aos 18 ou 19 anos, a partir de sua múmia, que revelou algumas más-formações no seu corpo. Tutancâmon tinha um pé torto, quadris largos e afeminados e precisava se apoiar em uma bengala para ficar de pé. De fato, na sua câmara mortuária foram encontrados cerca de 130 bastões. Sua condição frágil é devida provavelmente à sua herança genética, já que seus pais eram irmão e irmã.

Tutancâmon

Simón Bolívar (1783-1830)

Bolívar teve parte na independência de vários países latino-americanos, como o Peru, o Equador, o Panamá, a Colômbia, a Venezuela e a Bolívia, que tem esse nome em sua homenagem. O rosto foi feito a partir dos seus restos, mantidos em Caracas, também pelo estúdio Visualforensic.

Bolívar

****

Recomendamos também:

Conheça o verdadeiro rosto do Papai Noel

As dez mulheres mais ricas de todos os tempos

Como ocorreu a divisão entre católicos e ortodoxos e por que eles se mantém separados

****

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

2 Comentários
Leia também