Descanso na pandemia

10 passos para superar a exaustão mental e ter férias reparadoras

  • Por Lucian Haro
  • 06/01/2021 08:31
A melhor maneira de superar a exaustão mental é tomar uma atitude diferente em relação à rotina.
A melhor maneira de superar a exaustão mental é tomar uma atitude diferente em relação à rotina.| Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Mesmo em tempos pandêmicos, o mês de janeiro será de folga para muitas famílias. Algumas empresas emendaram o recesso de fim de ano, outras deram férias coletivas para os funcionários, as aulas online das crianças voltam só no mês que vem e há, inclusive, quem já tenha escolhido esse período para descansar, lá atrás, antes do coronavírus estar entre nós.

Siga o Sempre Família no Instagram!

E ainda que não dê para fazer grandes viagens ou visitar os parentes em outras cidades como de costume, só de ficar de “bobeira” (sem tanta preocupação com trabalho, horários, obrigações e tarefas) já é um convite ao relaxamento, não é mesmo? Só que até para desligar a gente precisa se programar mentalmente, você sabia? Em especial, depois de tudo que vivemos em 2020.

“A melhor maneira de superar a exaustão mental é tomar uma atitude diferente em relação à rotina”, diz a psicóloga Daniela Jungles, mestre em Ciências da Educação pela Université de Sherbrooke (Canadá) e supervisora do Serviço-Escola de Psicologia do Unicuritiba. Por isso, ela elaborou uma lista com 10 passos que vão te ajudar a transformar as férias em um momento reparador. Veja:

  1. Dedique tempo para descansar e realizar atividades gratificantes em seu dia a dia.
  2. Aprenda a deixar de lado a obsessão de querer administrar tudo. Nós não temos super poderes!
  3. Desista de seguir a lógica perversa das redes sociais e de acreditar em falsos ideais.
  4. Comparar-se à blogueira fitness fazendo uma série de exercícios e dizendo que dá tempo de ter o “corpo de verão” é depressogênico.
  5. Conecte-se com pessoas que são reais e que estão enfrentando desafios semelhantes aos seus.
  6. Tenha em mente que o confinamento para evitar novas contaminações pelo vírus está mantido e que será normal demorar mais para conseguir relaxar.
  7. Conforme-se com a velha máxima: “Aceita, que dói menos!”. Aceite que este ano também será diferente e que as férias não serão como planejadas. Encarar a realidade diminui o sofrimento.
  8. Nas férias, mantenha o foco no descanso, sem viagens longas de carro, congestionamentos, atropelos em rodoviárias e aeroportos.
  9. Durma até mais tarde, fique um dia sem fazer nada, leia ou maratone uma série que você quer ver há tempo. Tudo isso tem seu encanto.
  10. Aproveite o período de relaxamento para se preparar para 2021 e fazer projetos pós-crise: uma viagem, uma festa, uma reforma ou um novo jardim. A falta de planos equivale à uma lesão neuropsicológica. Estimule seu cérebro positivamente.

Segundo Daniela, pessoas muito envolvidas com o trabalho precisam de um tempo maior para se desconectarem da rotina. Mas, na média, duas semanas consecutivas de descanso são suficientes para realmente experimentar os benefícios das férias, acredita.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.