| Foto: Arlington Research/Unsplash

Fazer mais exercícios, ter uma alimentação mais saudável, aprender uma nova língua. Para muita gente, os últimos dias do ano e mesmo as primeiras semanas do próximo, são dedicadas a fazer as famosas resoluções para melhorar a vida no ano que está chegando. E já que passamos tanto tempo trabalhando, encontrar mais felicidade nessa parcela do cotidiano pode ser uma destas metas.

Apesar de parecer algo de interesse apenas particular, uma pesquisa recente mostra que a alegria dos funcionários também é vantajosa para os patrões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, em colaboração a multinacional BT Telecomunicações, se junta a um corpo de resultados que mostram que trabalhadores felizes são mais produtivos.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

Em um levantamento realizado ao longo de seis meses com mais de mil vendedores de call centers da empresa, os pesquisadores descobriram que eles vendem 13% mais nas semanas em que estão felizes quando comparadas com as semanas em que não estão. E isso levando em consideração que as horas trabalhadas eram as mesmas. A diferença na produtividade aparecia no número de ligações feitas por hora, na aderência ao cronograma de trabalho e na taxa de conversão de chamas em vendas.

A consultoria curitibana Humans at Work realiza a pesquisa Humans Happiness Survey, que mede níveis de felicidade em organizações. O fundador da empresa, Guilherme Krauss, conta que a satisfação na vida profissional está apoiada em vários pilares: relacionamentos interpessoais, sentimento de crescimento (intelectual e de evolução na carreira), propósito no trabalho, condições de habitat de trabalho (como infraestrutura e benefícios), questões pessoais (saúde, qualidade de vida, finanças) e equilíbrio (níveis de stress e o tempo disponíveis para se dedicar a outras coisas).

"Há uma linha de pensamento que diz que a felicidade é primeiramente um processo de autoconhecimento e depois de hábitos e despertar de atitudes", diz Krauss, que é autor do livro "Toda segunda é um pequeno réveillon". Mas existem estratégias para ter mais felicidade no trabalho? Especialistas acreditam que sim, que essa felicidade está ligada também à vida pessoal e essas técnicas podem ser tão simples quanto reconhecer as coisas boas que nos acontecem no cotidiano.

Saiba quais são seus pontos fortes

Autoconhecimento é um dos pilares para uma vida mais feliz. No mundo do trabalho, isso significa saber reconhecer suas conquistas e suas maiores habilidades. "Não adianta colocar uma pessoa extremamente comunicativa fazendo planilhas o dia inteiro. Por mais que ela seja boa nisso, ela provavelmente não vai ser feliz", diz a consultora de carreira Taís Targa.

"O que mais interfere na felicidade de uma pessoa no trabalho é saber usar as suas fortalezas, aquilo que realiza com mais destreza", explica. O ideal é que cada um possa passar a maior parte do dia executando atividades que explorem essas aptidões e que sejam colocadas metas desafiadoras dentro delas. Desta forma, o próprio exercício do trabalho traz prazer.

Publicidade

Busque mais de uma fonte de prazer

Trabalhar com propósito, fazendo algo que se ama dentro de uma área com a qual se importa, é um sonho para muita gente. No entanto, muitas vezes acabamos precisando trabalhar com o que está disponível – e nem sempre este vai ser o emprego ideal, que enche os bolsos e o coração ao mesmo tempo. Por isso, a sugestão da diretora da consultoria Lee Hecht Harrison na região Sul, Carla Mello, é desenvolver múltiplas atividades que possam ser fonte de satisfação.

"As pessoas não têm prazer em 100% das coisas que elas fazem. Por isso, podem compor uma rotina também com atividades que dão prazer, para dar conta do que não é tão prazeroso", conta. Essas fontes de felicidade podem ser, inclusive, ricas para o currículo profissional, como desenvolver trabalho voluntário, trabalhos como freelancer ou uma segunda atividade em meio período, se possível. E isso faz cada vez mais sentido à medida que as relações de trabalho mudam. "Hoje essas coisas se tornam cada vez mais bem vistas e bem-vindas", acredita.

"Cada vez mais as pessoas precisam sentar em múltiplas cadeiras, ter outros ambientes de trabalho e fazer uma composição da sua renda. E não necessariamente o que te dá prazer é a alternativa mais rentável, mas ela te abastece de felicidade e de alegria para que você consiga desempenhar bem ou melhor aquela atividade que garante a sua renda", opina.

Mantenha a mente sã e o corpo são

Ninguém consegue ser feliz no trabalho quando está indisposto ou com a saúde fora do lugar. Assim, não se pode deixar de lado os cuidados com a saúde, física e mental. Para Carla, ter uma alimentação saudável e momentos de meditação e relaxamento e praticar exercícios físicos faz diferença na rotina de trabalho.

"É legal começar a rotina diária com um exercício ou com meditação. Isso ajuda a organizar o dia mentalmente antes dele começar. Ter esse tempo para si é extremamente importante", aponta. O autoconhecimento também ajuda nesse ponto, levando o profissional a escolher com mais precisão as práticas que vão ajudar a ter um dia mais leve e produtivo: olhar o Instagram ou tomar um café em silêncio?

Exercite a gratidão diariamente

Para Taís Targa, o ato de parar para pensar nas coisas boas que temos no dia a dia é peça importante para a felicidade. "Um dos pilares de quem é mais feliz é conseguir fazer um exercício diário de gratidão", afirma. Para isso, basta ter um caderninho e lembrar de, ao final de cada dia, anotar três coisas pelas quais você é grato.

Segundo ela, a prática ajuda a focar nas coisas positivas ao invés das negativas, o que melhora a satisfação. "Ao invés de ir dormir pensando em tudo de ruim que nos aconteceu, encerramos o dia agradecendo e dando ênfase às bênçãos que recebemos", explica.

Aprenda o que é felicidade para você

Por último, mas não menos importante, é preciso entender o que é a felicidade e que cara ela tem na sua vida. "A felicidade se tornou um hype. Cada vez mais as pessoas têm buscado a felicidade e muitas vezes elas confundem felicidade e euforia. Felicidade não é ter uma vida que só coisas positivas acontecem. A vida tem dor e sofrimento e a felicidade não vai nos poupar disso, mas vai nos fazer lidar com isso de maneira diferente", pondera Guilherme Krauss.