Entenda

O que é o Dia de Ação de Graças

  • PorAngélica Favretto
  • null
  • null
  • 23/11/2016 11:47
Apesar de ser uma data tradicional nos Estados Unidos e Canadá, no Brasil também há uma data oficial para a celebração
Apesar de ser uma data tradicional nos Estados Unidos e Canadá, no Brasil também há uma data oficial para a celebração.| Foto: Bigstock

Tradicionalmente celebrado nos Estados Unidos e Canadá, o Dia de Ação de Graças é um momento para agradecer à Deus as bênçãos recebidas durante todo o ano. No Canadá, o dia escolhido para a celebração é a segunda segunda-feira de outubro e, nos Estados Unidos, é na quarta quinta-feira de novembro.

Siga o Sempre Família no Instagram!

A iniciativa para a criação de um dia especial de agradecimentos surgiu em 1621, em Plymouth, Massachusetts, por peregrinos que fundaram aquela vila. Acontece que no ano anterior, esses peregrinos haviam aportado naquela região, vindos da Inglaterra. Eles eram um grupo de religiosos que procurava um novo lar para praticar livremente sua fé. Além disso, havia a promessa de terras para o plantio e prosperidade, por consequência, no novo mundo a descobrir.

A travessia pelo mar, de acordo com o History Channel, não foi nada fácil e durou 66 dias. Quando ancoraram estavam perto de Cape Cod, que ficava ao norte do lugar pretendido por eles, que seria na foz do rio Hudson. E o grupo só conseguiu chegar até lá, um mês mais tarde, quando o Mayflower cruzou a baía de Massachusetts. O navio, inclusive, foi a casa de boa parte destes peregrinos durante o inverno brutal que enfrentaram naqueles dias que se seguiram. Na ocasião, vários deles acabaram morrendo em decorrência de desnutrição e doenças contagiosas.

Quando então esses peregrinos puderam se estabelecer na nova terra, com o clima já mais ameno, os nativos norte-americanos ensinaram eles a cultivar milho, extrair seiva de árvores, pescar nos rios e evitar plantas venenosas. Depois de meses de trabalho, a primeira colheita de milho bem-sucedida desses peregrinos aconteceu justamente em novembro de 1621 e o governador da vila, William Bradford, decidiu organizar um banquete comemorativo, convidando os amigos norte-americanos para também celebrarem as bênçãos. Em 1863, o presidente Abraham Lincoln institui a quarta quinta-feira de novembro, como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Brasil

Apesar de não ser uma comemoração muito popular, no Brasil também há uma data oficial que segue o padrão americano. A lei 781, de 17 de agosto de 1949 instituiu a última quinta-feira do mês de novembro como Dia Nacional de Ação de Graças, mas após uma alteração em 1966, a quarta quinta-feira de novembro se tornou oficial. Por aqui, algumas igrejas organizam celebrações de Ação de Graças e até mesmo almoços e outras ações beneficentes, durante o mês de novembro.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.