Alguns hábitos comuns de serem incentivados em empresas podem ajudar as famílias a construir relacionamentos estáveis ​​e felizes
Na família é preciso que todos trabalhem juntos para que seja construído um lar estável.| Foto: Elly Fairytale/Pexels

Para permanecer sólida, uma família precisa alinhar uma série de fatores tais como comprometimento e proatividade. Olhando esses termos, parece que estamos falando dos funcionários de uma empresa, não é mesmo? Mas é praticamente isso. Em uma equipe é preciso que haja a soma de características individuais, para que tudo funcione da melhor maneira possível. E na família é preciso que todos trabalhem juntos para que seja construído um lar estável.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Stephen R. Covey autor do best-seller Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, percebeu que aquilo os tais hábitos propostos por ele em seu livro também se aplicavam aos relacionamentos familiares. A partir disso ele publicou então um segundo livro em que trata dos Sete hábitos de famílias altamente eficazes. Mas como aplicar isso em sua casa? Recomendamos, claro, a leitura dos livros de Covey, mas sintetizamos abaixo suas ideias:

  1. Sejam proativos

    Não são as circunstâncias ou as emoções que controlam nossa vida. Nós é podemos ter parte nisso e aqui está o verdadeiro exercício da liberdade. "Nossa vida familiar seria muito melhor se agíssemos de acordo com nossos valores mais profundos, em vez de nos deixar levar pela emoção ou pelas circunstâncias do momento", diz ele em seu livro.

    E esse hábito é o que norteia todos os outros, porque trata da nossa capacidade de fazer escolhas, de dominar a própria vida, de ser dono de nossas emoções e, consequentemente, de conseguir manter as relações interpessoais que queremos ter.
  2. Tenham um objetivo em mente

    Ser claro sobre a razão de ser da família é a chave para o sucesso. Covey propõe que seja criada uma “missão familiar”, única e original para cada família. Elabore metas familiares que todos conheçam, para que possam estar cientes de quando estão se afastando dela, por exemplo. Se os membros da família souberem do objetivo comum, todas as forças serão direcionadas para isso.
  3. Coloquem as coisas mais importantes primeiro

    Diretamente relacionado ao hábito anterior, estabelecer um propósito na vida permite colocar as coisas mais importantes em primeiro lugar. Saber a diferença entre o que é urgente e o que é importante é uma qualidade fundamental tanto na vida pessoal como na profissional, e na familiar da mesma maneira.

    E cada membro da família tem seu papel, por isso, Covey defende que colocar o bem coletivo em primeiro lugar é um hábito que deve ser trabalhado diariamente para que não nos deixemos levar pela velocidade da vida.
  4. Pensem no benefício mútuo

    A união da família está na necessidade do benefício dos outros, para que sejam felizes, mesmo que cause um sacrifício pessoal. É o que Covey acredita ser o “ganha-ganha”. Segundo ele, “ao nos compreendermos e cooperarmos, podemos fazer algo totalmente diferente que beneficia a mim e ao outro, muito mais do que alcançaríamos se qualquer um de nós tivesse que vencer”, esclarece Covey.

    É na família que o “ganha-ganha” é mais bem cultivado pois todos interagem movidos pelo carinho que possuem e não por interesses particulares. Cada um trabalha para que aqueles que ama possam também usufruir do melhor.
  5. Primeiro tentem entender para depois serem compreendidos

    Covey acredita que mal-entendidos e falta de compreensão dos outros são os principais problemas de uma família. E aqui no Sempre Família nós sempre batemos na tecla do diálogo. Seja ele entre o casal, pais e filhos ou todos que moram juntos.

    Ser compreendido é o primeiro sinal de amor que alguém recebe e a comunicação verdadeira é um dos hábitos mais difíceis, pois exige um relacionamento profundo. É o significado de sentir-se amado, não importa o que aconteça.
  6. "Sinergizem"

    A sinergia é fruto do trabalho e do esforço conjunto. A união da família potencializa o benefício que cada um recebe individualmente. Nenhuma outra relação alcança tanta riqueza quando a familiar.

    "A chave para criar sinergia é aprender a valorizar e até celebrar as diferenças", diz Covey. Na família, cada um contribui com suas qualidades, virtudes e habilidades que aperfeiçoam e complementam os outros. É também na aceitação sincera dos defeitos dos outros que você cresce como pessoa.
  7. Afiem a serra

    O desgaste nas relações familiares e no desenvolvimento pessoal é um fenômeno que ocorre inevitavelmente se não houver meios para impedi-lo. Stephen Covey enfatiza: "Afiar a serra significa regular e firmemente cuidar da renovação das quatro dimensões de nossas vidas: física, social, mental e espiritual.

    Se a serra for afiada de maneira adequada e equilibrada você cultivará todos os outros hábitos usando-os em suas próprias atividades de renovação. É utilizar um tempo para parar, para pensar, para se recompor. Essa reflexão profunda da nossa vida familiar renova e nutre as raízes que a sustentam.
Deixe sua opinião