Trabalhar em casa exige o estabelecimento de uma rotina, a preparação de um ambiente agradável e alguns cuidados para não perder o foco
| Foto: Annie Spratt/Unsplash

Com as incertezas geradas pela Covid-19, milhares de profissionais passaram a desempenhar suas funções dentro de casa e sem preparo antecipado para isso. Então, se você é um desses funcionários que se organizou às pressas para trabalhar em regime de home office, a psicóloga e estrategista de imagem corporativa Katia Taras apresenta 10 dicas que vão ajudá-lo a manter a disciplina e produtividade neste período. Veja quais são:

  1. Estabeleça uma rotina

    De acordo com a especialista, algumas empresas combinam o horário em que o funcionário deve trabalhar, enquanto outras deixam o colaborador escolher o período. No entanto, em qualquer um dos casos, é necessário manter uma rotina em casa com horários determinados para iniciar e encerrar o expediente, evitando interrupções. “E nada de voltar ao computador depois desse período”, pontua Katia, ao garantir que o cumprimento correto do horário pré-estabelecido é positivo para empregado e empregador.
  2. Cuide de sua aparência

    Ainda que o ambiente domiciliar propicie o uso de pijama o dia todo e cabelos despenteados, a psicóloga orienta os profissionais a manterem a mesma aparência de um dia normal de trabalho durante o regime de home office. “Quando você se arruma, seu cérebro se prepara para a atividade que você desempenhará”, explica a especialista. “Por isso, ainda que não tenha reuniões marcadas para aquele dia e ninguém esteja vendo você, esse ritual influenciará em sua produtividade e postura”.
  3. Prepare seu “escritório”

    Outra dica essencial para o home office é escolher um ambiente agradável, ventilado, com boa iluminação e que forneça todos os itens necessários para suas tarefas. “Lembrando que também é importante ter uma cadeira confortável e que os aparelhos tecnológicos devem funcionar corretamente”, acrescenta a estrategista de imagem corporativa.
  4. Mantenha o espaço de trabalho organizado

    Com esse ambiente preparado, é importante garantir que ele permaneça organizado. “Nada de trabalhar rodeado por pacotes de bolacha, xícaras de café, brinquedos de criança, almofadas ou roupas”, pontua Kátia, ao garantir que um espaço limpo e com poucos objetos ajudará o funcionário a manter o foco em suas atividades.
  5. Peça a colaboração da família

    Casais que têm filhos e estão trabalhando em casa podem solicitar aos empregadores mudanças no horário para intercalarem o cuidado com as crianças. No entanto, se isso não for possível, é necessário organizar uma rotina para os pequenos e, mesmo assim, avisar os supervisores a respeito de possíveis interferências em reuniões. “Tente explicar aos seus filhos que você não está de folga ou férias, mas em um momento de trabalho e, por isso, quando estiver no escritório, não pode ser interrompido”, orienta a psicóloga, que também sugere o uso moderado da tecnologia para colocar as crianças em contato com primos, tios e avós durante o dia. “Eles podem fazer chamadas de vídeo para conversar, dançar, contar histórias e entreter a criançada enquanto você trabalha”.
  6. Estabeleça uma lista de prioridades

    Para aproveitar bem o tempo no home office, é importante também fazer uma lista com as atividades que precisam ser realizadas durante o dia, pois isso o ajuda a acompanhar sua produção e resultados. “Como não estamos acostumados a trabalhar em nossa residência, é muito fácil dispersar e buscar outras atividades, então siga essa lista”, aconselha a estrategista de imagem corporativa.
  7. Faça pausas

    Ainda que você tenha diversas funções para cumprir no período de trabalho, é necessário realizar algumas pausas para se alimentar, beber água, alongar-se e até realizar uma pequena caminhada pela casa. “Às vezes, a concentração é tão grande que a pessoa esquece de fazer tudo isso. Então, programe esses momentos de relaxamento no seu dia”.
  8. Mantenha contato com colegas de trabalho

    Não é porque cada funcionário está em sua casa que a equipe se desfez. Por isso, comunique-se com seus colegas e supervisores, e organize conferências em vídeo para que todos vejam e ouçam os demais. “Lembrando que esses encontros não precisam ser só sobre a empresa. Então, aproveite para criar reuniões informais, como se fosse um happy hour, e descontrair um pouco”.
  9. Realize coisas de sua rotina anterior

    Outra maneira de manter a disposição é continuar “tradições” agradáveis de sua rotina anterior, como ouvir músicas antes de chegar ao trabalho, ler ou assistir algo no horário de almoço, e verificar as redes sociais no fim da tarde. “Mas lembre-se de não estender o horário de expediente”, afirma Katia.
  10. Faça coisas noivas

    Por fim, aproveite o tempo que está economizando com a locomoção até o escritório e faça algo que goste. Entre as sugestões estão cursos online, exercícios físicos, a leitura de um livro ou até alguns minutos a mais de sono. O importante é que, em meio às incertezas geradas neste momento de pandemia, cada indivíduo aproveite o tempo para cuidar de sua saúde física e mental.
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