Autocuidado

Curso online e gratuito orienta sobre os efeitos negativos da pandemia na saúde mental

  • Por Lucian Haro
  • 03/08/2020 16:46
Entre os assuntos abordados estão a pandemia de Covid-19 e suas perdas, coletividade e luto, e reações e emoções frente à quarentena
Entre os assuntos abordados estão a pandemia de Covid-19 e suas perdas, coletividade e luto, e reações e emoções frente à quarentena| Foto: Isaac Holmgren/Unsplash

“Os efeitos da pandemia e a saúde mental” é o tema de um curso online oferecido gratuitamente pela Universidade Positivo. Aberto a interessados no Brasil e também em outros países, o objetivo é valorizar o autocuidado e orientar sobre como minimizar e prevenir possíveis danos psicológicos diante do cenário imposto pelo novo coronavírus.

Entre os assuntos que serão abordados, a pandemia de Covid-19 e suas perdas, coletividade e luto, reações e emoções frente à quarentena e estratégias de enfrentamento a situações de crise.  “O objetivo do curso é promover uma psicoeducação para os sentimentos que estamos vivenciando, além de discutir alternativas de como passar por isso”, explica a psicóloga Paula Leverone, uma das professoras.

Segundo ela, fazer parte de uma atividade relacionada à saúde mental já é uma forma de se autopreservar. “O curso traz um olhar para as perdas e os lutos e busca reconhecer e validar as emoções e reações que vêm surgindo em meio a tudo isso. Acreditamos que esses conhecimentos e informações são alguns dos pilares úteis na reconstrução do nosso mundo conhecido que se rompeu diante dessa pandemia”, ressalta.

Já David Forli Inocente, diretor da Pós-Graduação da Universidade Positivo, lembra que o tema luto faz parte da nossa existência, mas entrou de uma forma mais intensa nas nossas vidas. “É difícil fugir, pois está diariamente em todos os noticiários. E menos de 10% da população sabe aceitar e entender esse sentimento”, diz.  

Ela explica ainda que, com grande parte das pessoas isoladas em casa e mudanças significativas na rotina, estamos aprendendo a lidar com esse novo jeito de viver, mas com as emoções à flor da pele. “Por isso, acreditamos que tratar desse tema [luto e emoções] e levar conhecimento sobre o assunto é de grande importância nesse momento”, justifica.

Inscrição

O curso é totalmente online e começa nesta quarta-feira (5), com encontros semanais sempre das 19h30 às 20h30, até o dia 26 de agosto. As inscrições devem ser feitas neste link na opção "Quero me inscrever" ou pelo e-mail cursoslivres@up.edu.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3068-7800.

Deixe sua opinião

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.