Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Pixabay
Pixabay
Educação dos filhos

Como ensinar seu filho a ser um bom amigo

Ensinar os valores de uma boa amizade pode fazer com que ele se sinta mais à vontade para se arriscar a conhecer outras pessoas

Geralmente, é na fase escolar que as crianças fazem as primeiras amizades. Quando elas já têm um conhecido na mesma sala, como um vizinho ou um primo, isso se torna ainda mais fácil. Só que não são todas as crianças que têm essa facilidade de se aproximar dos outros, por isso os pais devem estar atentos para colaborar nesse processo.

“Serei seu amigo”: menino volta às aulas usando camiseta com recado aos colegas solitários

Ensinar os valores de uma boa amizade para o seu filho pode fazer com que ele se sinta mais à vontade para se arriscar a conhecer outras pessoas. Quando ele entende o que significa ser um bom amigo e identifica essas características nele mesmo, vai procurar outras crianças que tenham o mesmo conceito sobre amizade, assim não terá medo de ser aceita.

Veja outras formas de ensinar seu filho a ser um bom amigo:

1. Autoestima

Quando a criança tem forte senso sobre ela mesma, não sente necessidade de praticar bullying ou outros comportamentos ruins com os outros. Por isso, o primeiro passo para ensinar seu filho a ser um bom amigo é ensiná-lo a ser bom com ele mesmo, a ter uma boa autoestima. Isso vai ajudar com que faça amizades saudáveis e, inclusive, evite relacionamentos tóxicos no futuro.

2. Novos amigos

Ensine seu filho a tomar iniciativa para fazer novos amigos. Isso vai ajudá-lo no futuro. Em vez de só ficar em casa, leve-o ao parque ou o inscreva em uma aula. Outra dica é apresentá-lo a outras crianças que tenham a mesma idade. Mostre que ele não precisa ter vergonha de conhecer outras pessoas.  A gente nunca sabe de onde o próximo amigo pode vir.

3. Livros sobre amizade

A literatura infantil está repleta de belos exemplos de amizade. Use livros como alternativa para falar com seus filhos sobre o que faz com que as amizades funcionem. Procure histórias com personagens distintos para mostrar que ele pode conhecer pessoas diferentes e, ainda assim, ser amigo delas.

4. Habilidades sociais

Ensine o seu filho a ter conversas educadas com adultos e outras crianças. Habilidades sociais que envolvem amizades incluem aprender a dizer “não” e também a aceitar o “não” como resposta. Seu filho também precisa aprender a discordar, respeitosamente, dos outros, a ouvir, expressar empatia e a se desculpar, principalmente.

5. Bons exemplos

Seja você um exemplo de bom amigo para que seu filho de inspire. Se você mentir sobre seus amigos, falar mal deles pelas costas ou tratá-los mal, seu filho vai perceber e, provavelmente, achar que é a maneira certa de tratar as pessoas. Em vez disso, seja gentil, respeite seus amigos e permaneça comprometido com as suas obrigações sociais.

Com informações do Verywell Family e Jokenpô

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também