Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

O que fazer para manter as amizades ao longo da vida

Investir tempo na vida de um amigo é importante, porque o cuidado mútuo faz com que sejamos mais fortes

Talvez nem sempre sobre tempo para você se dedicar completamente a uma amizade, devido à rotina de vida corrida, e seu melhor amigo já está te cobrando por causa disso. Seja presencialmente ou virtualmente, é importante cultivar a amizade, porque acima de tudo, amigo é aquele que divide os fardos e se alegra junto. E boas amizades seguem por toda a vida.

6 coisas que “O Pequeno Príncipe” nos ensina sobre nossas amizades

Mas como fazer para manter as amizades? Demonstrar preocupação com aquela pessoa a quem queremos bem, dando ao menos um “alô” vez ou outra, é um passo para o fortalecimento desse vínculo. Se precisar, anote na agenda que em determinado dia você tem de mandar uma mensagem a fulano, para saber como ele está. Abaixo seguem outras três dicas valiosas para te ajudar na missão de ter seus amigos sempre por perto:

1. Busque ter qualidade nesse relacionamento

Quando somos crianças ou jovens, o tempo que dispomos para estar com nossos amigos é sempre maior. Na vida adulta, entretanto, a família, o trabalho, estudos e mesmo os momentos de descanso em casa se tornam prioridades. Sair para encontrar um amigo e conversar pode até estar no segundo plano de sua agenda. Mas para manter os amigos, é preciso que um tempo seja reservado a ele também. E mais do que isso: que esse momento seja bom e proveitoso. Não basta marcar de se encontrar e simplesmente dar um “oi” e ir embora. Assim como qualquer relacionamento é necessário investir no diálogo. Quando estiver com seu amigo, de fato esteja ali. Se interesse pelo que o outro diz, façam algo divertido juntos.

2. Seja criativo para que o momento seja proveitoso

Quando a agenda é muito restrita, ser criativo com a forma como se usa o tempo disponível é essencial. Se você não tiver a possibilidade de fazer uma longa ligação, pode pelo menos procurar maneiras de se comunicar que exijam menos tempo. Isso pode até tornar o contato mais frequente, na medida em que rapidamente vocês podem saber como o outro está.

Utilize as rotas de casa para o trabalho para mandar um áudio, por exemplo. Encontre um amigo para almoçar ou jantar, ou conversem por vídeo enquanto cozinham em suas casas. Com a quantidade de soluções tecnológicas que temos hoje, é bem mais fácil participar da vida das pessoas que nos cercam. Fique atento às oportunidades e mantenha seu circulo de amizades.

3. Mantenha o compromisso de cuidar do outro

Se você marcar determinado amigo como uma prioridade em sua agenda, não coloque ele para escanteio ou se esqueça desse compromisso. Sabe quando você se propõe a implementar um estilo de vida mais saudável, estabelece normas em refeições e incorpora a atividade física, mas dentro de um mês ou dois, já abandonou a ideia. É frustrante para aqueles que te ajudaram na iniciativa e também para você que não cumpriu um objetivo.

Tente planejar com antecedência esses encontros e não espere até ter tempo para isso. Se você firmou o compromisso de encontrar com determinada pessoa, todas as quintas-feiras para almoçar, siga esse cronograma. Investir na vida de seu amigo jamais será perda de tempo. É nele que você poderá se apoiar quando precisar e é em você que ele encontrará um ombro para descansar quando a vida estiver pesada. Cuidar uns dos outros nos faz mais fortes.

Com informações de Aleteia

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também