Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

Três tipos de amigos que todo mundo precisa ter

Pesquisadores identificaram os tipos de personalidade que tornam nossa vida melhor quando estão por perto

A maneira como você passa o seu tempo com os amigos pode mudar drasticamente com o passar dos anos, mas uma coisa permanece: os tipos de amigos que vão tornar a sua vida mais bela.

“Há três tipos de amigos que todo mundo necessita em sua vida: alguém com quem conversar, alguém em quem confiar e alguém com quem se divertir”, diz William Rawlins, professor de comunicação interpessoal na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e autor de The Compass of Friendship. “Na minha profissão, converso com muitas pessoas, com frequência de forma profunda, sobre suas amizades. O que me impressionou é que, independentemente da idade, nossas expectativas em relação aos nossos amigos permanecem as mesmas”, diz Rawlins.

Confira as principais características associadas a cada tipo de amigo.

Amigo para conversar

Seja porque você está pensando em se direcionar para outra carreira ou porque está em dúvida sobre um relacionamento, ter uma boa conversa com um amigo pode ajudar a responder ao seu problema.

Não se trata apenas de ter alguém com quem desabafar. O papel do amigo é ajudar você a se tornar uma pessoa melhor, o que pode significar amorosas exigências quando isso for necessário para guiar você à direção certa. É preciso ser capaz de baixar a guarda e confiar no amigo.

“A aceitação é fundamental na amizade: você pode se abrir e ser vulnerável com seus amigos”, diz Rawlins. “Ao mesmo tempo, quando você pergunta a sua opinião, ele pode ser objetivo de forma compreensiva e vai ajudar você a dar o melhor de si”.

Amigo para confiar

A amizade é feita em boa parte de saber que há alguém com quem contar. E isso vale para as tarefas do dia-a-dia: levar você ao aeroporto, emprestar um par de sapatos para uma entrevista de emprego ou cuidar dos seus filhos enquanto você vai ao médico.

Saber que sempre se pode contar com um amigo nos dá muito conforto e uma sensação de estabilidade. Funciona, é claro, nas duas direções: basta pensar como é recompensador poder dar uma mão a alguém que se importa com você.

“Pedir um favor a um amigo dá a ele uma oportunidade de oferecer algo”, diz Rawlins. “No coração da amizade há um desejo pelo bem do outro. Se podemos ajudar um amigo a ser feliz, isso torna a nós mesmos felizes”’.

Amigo para se divertir

É claro que gostamos de amigos com os quais possamos nos divertir. O fato é que há um prazer especial em se entreter com os amigos, se comparado com se divertir com colegas de trabalho ou com a família.

“Nossas oportunidades de nos conectar com amigos são uma medida de quanta liberdade há em nossas vidas”, afirma Rawlins.

Quando você tem um amigo que não vem com os mesmos tipos de obrigação que você tem como seu cônjuge ou seus colegas, você pode relaxar muito melhor.

 

Com informações de Motto/Time

Colaborou: Felipe Koller

******

Recomendamos também:

Leia também