Bigstock
Bigstock| Foto:

Dois jovens muçulmanos que gravaram um vídeo realizando gestos ofensivos diante de uma estátua de Maria no Líbano receberam uma sentença criativa da juíza Jocelyne Matta: ler, decorar e recitar passagens do Corão sobre a mãe de Jesus.

O Líbano é o país mais diversamente religioso do Oriente Médio – 54% dos seus habitantes são muçulmanos (28% sunitas e 27% xiitas), enquanto 40% são cristãos (entre católicos maronitas e melquitas, ortodoxos gregos, apostólicos armênios e protestantes). Há ainda uma minoria drúzia, que compõe 5% da população.

Os dois jovens, de 17 e 18 anos, são habitantes de Mounjez, um vilarejo majoritariamente cristão, e foram presos depois que um vídeo que os mostra profanando a imagem circulou pela internet.

Em seu julgamento, em Trípoli, em 8 de fevereiro, Matta ordenou que eles memorizassem passagens da surata Aal ‘Imran, do Corão, que descreve o nascimento de Maria, a sua virgindade e o anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo Gabriel. Segundo a juíza, que é cristã, a sua decisão tem por objetivo ensinar os jovens sobre o respeito e o amor do islã por Maria.

Líderes muçulmanos e até o primeiro-ministro do país elogiaram a decisão. Saad Hariri, que é muçulmano sunita, disse no Twitter que a sentença foi “um ponto alto na justiça e nos conceitos doutrinas comuns de muçulmanos e cristãos”. Já Georges Abou Jaoudé, bispo maronita de Trípoli, disse ao jornal L’Orient le Jour que a decisão “faz crescer a conscientização entre os jovens, cujo comportamento frequentemente denota ignorância”.

“A juíza percebeu que os garotos não sabiam nada sobre o Corão, a despeito de serem muçulmanos, e escolheu esse tipo de sentença com o objetivo de ensiná-los a respeitar a sua própria religião bem como a fé de quem não é muçulmano”, comentou à agência Fides o padre Rouphael Zgheib, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias no Líbano.

A surata traz passagens como: “Recorda-te de quando os anjos disseram: Ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade” […] E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus”.

***

Leia também:

***

Deixe sua opinião