Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

9 virtudes que você deve ensinar aos filhos para eles terem sucesso

É responsabilidade dos pais ensinar – primeiramente pelo exemplo – e motivar o exercício dessas virtudes dentro de casa desde pequenos

Se você é pai ou mãe, com certeza tem o desejo de que seus filhos sejam felizes, realizados e tenham sucesso em todas as áreas da vida, não é? Só que para isso, é preciso que eles desenvolvam algumas virtudes fundamentais que os ajudarão na busca de seus objetivos.

Não há nenhuma fórmula mágica. A maneira mais eficaz de ajudar seus filhos nisso é ensinando e motivando o exercício dessas virtudes dentro de casa desde os primeiros anos de vida. Confira quais são elas:

1. Organização

Você já deve ter ouvido falar que um ambiente bagunçado é reflexo de uma bagunça interior. Ensine seus filhos a serem organizados, a terem zelo e cuidado com o ambiente em que estão e a buscarem fazer o mesmo com o seu interior. Ter os materiais organizados fará com que eles tenham mais facilidade em organizar também os seus pensamentos, e isso é fundamental na hora de idealizar seus objetivos de vida e descobrir qual é o melhor caminho para alcançá-los.

2. Esforço

Sem esforço e perseverança, ninguém alcança suas metas. Ensine seus filhos a darem o seu máximo em cada trabalho que assumirem e a serem exigentes consigo mesmos, sem que isso se torne uma obsessão. Com esses valores, eles aprenderão como é boa a sensação da satisfação pessoal pelo trabalho bem feito e pelo dever cumprido.

3. Moderação

Excessos nunca são bons. Somente através do equilíbrio e moderação seus filhos desenvolverão o senso de justiça que é fundamental em todos os tipos de relação.

4. Justiça

É somente através do exemplo que se ensina a justiça. Observando as suas atitudes, seu filho poderá aprender a ter empatia pelas pessoas e a se colocar no lugar delas, o que fará dele uma pessoa justa e madura.

5. Sinceridade

Se alguém quer realmente alcançar a felicidade, uma das virtudes mais importantes a ser conquistada é a da sinceridade. É através dela que uma pessoa conquista também a paz não somente em seu interior, mas também nas relações com os outros. Ensine seus filhos a não mentir. Isso significa, é claro, não mentir também para eles em nenhuma situação. Lembre-se que a maneira mais eficaz de ensinar algo é através do exemplo. Quem mente para os outros, mente também para si mesmo.

6. Humildade

Uma das virtudes mais admiráveis em uma pessoa é a humildade. Sem ela, corremos o risco de nos esquecemos de onde viemos, das lutas que já enfrentamos e dos erros que já nos ensinaram tantas coisas. Todo mestre foi discípulo um dia. É essencial que o seu filho saiba disso.

7. Equilíbrio

Com certeza, você já deve ter experimentado as consequências de tomar alguma decisão com a cabeça quente. É uma das piores coisas que alguém pode fazer. Os erros mais graves de um ser humano, geralmente acontecem em um impulso de raiva. Por isso, ensine a seu filho o quão importante é deixar passar um tempo antes de tomar qualquer decisão.

8. Resolução de conflitos

Ficar “paralisado” diante de uma situação difícil só a piora mais ainda. É preciso que seus filhos aprendam a importância de saber tomar decisões para resolver conflitos. A vida é cheia deles e, portanto, as tomadas de decisão também devem ser constantes. Ensine isso aos seus filhos sem esquecer de mostrar que refletir antes dessas decisões também é importante.

9. Silêncio

Como as crianças são ativas por natureza, é comum que elas tenham dificuldade para silenciar a mente. Mas o silêncio é extremamente fundamental para o autoconhecimento, habilidade essencial para qualquer ser humano. É preciso que os filhos aprendam a ter momentos de silêncio desde pequenos porque, na vida adulta, os barulhos externos e internos são cada vez mais intensos. É por isso que quem deixa para aprender a silenciar depois de adulto tem muito mais dificuldade. Você pode ajudar seus filhos nisso através de atividades e brincadeiras que envolvam momento de meditação.

Com informações de Aleteia

***

Recomendamos também:

***

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook Twitter | YouTube

Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia
Leia também