Bigstock
Bigstock| Foto:

Aproximar as crianças de histórias bíblicas pode aperfeiçoar seus valores e também a espiritualidade delas. Para que isso aconteça, uma boa opção para os pais cristãos é ler com eles as parábolas – aquelas histórias contadas por Jesus, que sempre trazem algum ensinamento, e também possuem função educativa além do cunho religioso.

Elas são parecidas com as fábulas e podem ensinar algumas virtudes aos pequenos. Se usadas de uma forma lúdica, se tornam uma ferramenta eficaz nessa missão, e suas lições de moral podem ser experimentadas pela família toda no dia a dia.

Uma ideia simples, mas que funciona, é aliar o hábito da leitura com outras atividades. Nesse sentido tudo é válido, inclusive sugerir algum desenho que associe a mensagem passada ou até mesmo uma reflexão sobre o assunto após uma celebração. Uma vez aprendida a lição, a criança tende a praticar em outros ambientes, como na escola com seus amigos.

O hábito de ler a Bíblia em família pode transformar o ambiente e contribui com as escolhas que seus filhos poderão fazer no futuro. Comece lendo a parábola do “Bom Samaritano”, que vai ensinar noções de amor e cuidado ao próximo, mandamento que resume todos os outros. Ela pode ser lida e partilhada com seus filhos antes de uma oração familiar ou até mesmo antes de dormir.

Para o padre Eduardo Toledo, os pais religiosos precisam ser testemunhos para seus filhos antes de tudo. “A Palavra de Deus é viva e dinâmica, por isso os pais precisam primeiramente vivê-la e serem testemunhos às crianças. A Bíblia não pode ser encarada apenas como um manual para apenas ensinar alguém. Ela precisa ser vivida”, observou. Como diz em Provérbios 22.6:  “Ensina o menino no caminho em que deve andar e até envelhecer não se desviará dele”.

Se ler a bíblia em família é um hábito tradicional na sua casa, para auxiliar a criação de seus filhos, sugerimos, então, 11 parábolas:

1. O Bom Samaritano (Lucas 10. 29-35)

Talvez seja a parábola mais conhecida da Bíblia. A história do bom samaritano pode ensinar noções sobre o amor ao próximo, mandamento que resume todos os outros. Ela traz a resposta de como herdar a vida eterna. Ignorado por um sacerdote e por um levita após ser espancado, um homem é atendido apenas por um samaritano que foi o único que atuou com compaixão naquele momento e curou as feridas dele.

2. Filho pródigo (Lucas 15. 11-32)

É útil para orientar sobre o arrependimento e perdão. O filho arrependido volta à casa de seu pai depois de desperdiçar os bens que ele mesmo reivindicou. Mesmo assim o pai o recebe de braços abertos, oferecendo-lhe um banquete. Aproveite essa leitura para aconselhar seus filhos a perdoar sempre.

3. O joio e o trigo (Mateus 13.24-30)

Sempre aparecem coisas ruins no meio das boas, especialmente no cotidiano da família. Nessa parábola Jesus faz a distinção do joio e do trigo, lembrando que sempre haverá o mal querendo estragar as obras boas. Jesus associa o reino dos céus a um campo no qual um homem semeia boa semente.

4. A lamparina (Lucas 8.16-18)

A conversão precisa ser diária. Nessa história, a lâmpada é utilizada por Jesus para demonstrar a importância de iluminar e ser visto, além de contagiar os outros uma boa notícia não é para ser abafada ou ficar escondida, mas para se tornar conhecida. Aquele que acolhe a boa notícia aprende a agir de acordo com a visão e a ação de Jesus.

5. A ovelha perdida (Lucas 15.4-7)

É uma das mais contadas, seja em qualquer denominação cristã. Pode ser colocada em prática de uma forma simples: acolhendo aqueles que são desprezados, mesmo nos aborrecendo e praticando o mal, também merecem compaixão. É nesse momento que o cristão se torna “igreja”.

6. Os servos (Lucas 17.7-10)

Você pode ajudar seu filho a entender mais sobre sua vocação. Assumir um compromisso sem esperar por recompensa no final é a mensagem passada nessa parábola. Jesus pondera sobre o “serviço” para o reino de Deus, que também serve para norteá-lo as outras decisões na vida.

7. Semente de mostarda (Lucas 13.18-19)

Nessa parábola como nas outras, Jesus ilustra bem os fatos e sempre faz uma comparação, seja contando à multidão ou aos seus discípulos. Para falar sobre humildade e o impacto de se começar pequeno até alcançar o objetivo, ele compara o reino dos céus a um grão de mostarda.

8. Semeador  (Lucas 8.5-8)

Ele faz uma comparação entre sementes jogadas em três tipos de terrenos: nas pedras e espinhos e em terra boa para ensinar o significado de uma parábola. Na última, a semente caiu e deu boa colheita. Nessa leitura, você vai poder ensinar ao seu filho que a semente é a parábola (Palavra de Deus) e que é preciso ter um coração generoso e guardá-la em seu coração para que comece a dar frutos.

9. Os Talentos (Lucas 19.12-27)

Ela ensina noções de responsabilidade. Jesus conta a história de um homem que confiou seus bens aos seus servos. Com ela você vai explicar ao seu filho que cada um recebe dons e oportunidades e precisa agir com responsabilidade diante da quantidade ou talentos recebidos.

10. O tesouro escondido (Mateus 13.44)

O reino dos céus é comparado por Jesus a um tesouro escondido, tão difícil de encontrar, mas puramente valioso. Quem descobre deve mantê-lo em seu coração.

11. Jesus e o jovem rico (Mateus 19:16-22)

Ensina como o apego a bens materiais, o egoísmo e a falsa religiosidade podem afastar uma pessoa de Deus. O jovem se encontra com Jesus e lhe faz uma pergunta do que ele pode fazer parar alcançar a vida eterna. Jesus pede para que guarde os mandamentos e sugere que venda todos seus bens e dê aos pobres, mas, no entanto ele não aceitou. Aos discípulos Jesus disse: “Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.” 

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Deixe sua opinião