Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

8 atividades para entreter adolescentes no Natal

Ideias para tirar os adolescentes do sofá e deixar a véspera e o dia de Natal bem mais animados

Se a sua família é grande, é provável que na véspera e no dia de Natal haja uma fileira de adolescentes sentados no sofá esperando a hora da ceia ou do almoço. É bastante possível também que eles passem a maior parte do tempo mexendo no celular. Mesmo em famílias pequenas, sempre há adolescentes “perdidos” entre as crianças e os adultos, sem saber onde se encaixar. Para ajudar a deixar as festas mais animadas para eles, sugerimos aqui algumas atividades:

 

  1. Advinha o que é? Divida os adolescentes em dois grupos e coloque alguns objetos dentro de sacos de presente. Junto com esses itens coloque papel picado, lenços, meias ou qualquer outro tipo de coisa que possa confundir. As equipes devem tentar adivinhar o que está dentro dos embrulhos e escrever em um papel. Ganha a equipe que acertar mais.

 

  1. Duas verdades e uma mentira: entregue a cada um dos adolescentes pedaços de papel e caneta. Peça que eles escrevam a história de três presentes que eles tenham ganhado de Natal durante a vida, mas um deles deve ser mentira. Depois eles devem entregar a você as histórias, que serão lidas para todo o grupo. A ideia é que os participantes consigam encontrar a história que não é verdadeira.

 

  1. Quem abre o presente mais rápido? Selecione alguns objetos e faça pacotes de presente em várias camadas. Pode abusar do papel, dos laços e das etiquetas. Em seguida entregue a cada um dos adolescentes um item, juntamente com luvas de cozinha. Peça que eles coloquem as luvas e tentem abrir os pacotes. Vence quem desembrulhar primeiro.

 

  1. Mímica: coloque alguns personagens e atividades comuns à época do Natal, em pedaços de papel. Misture tudo dentro de um gorro de Papai Noel e peça que cada um dos adolescentes pegue um papel. Eles deverão fazer mímicas representando o que está escrito, para que os outros tentem adivinhar.

 

  1. Quem sou eu? Há aplicativos desse jogo que facilitam bastante a brincadeira. Neles você seleciona alguns temas e ele te dá um nome para adivinhar. Só que a pessoa com o celular não vê a palavra que aparece na tela e cabe aos outros a divertida tarefa de dar dicas para essa pessoa adivinhar o que está escrito. Geralmente eles têm um tempo estipulado para que se acerte a palavra. É diversão na certa!

 

  1. 7 erros: para essa é preciso pedir liberação ao dono da casa. É que para a brincadeira será preciso mexer na decoração da árvore de Natal. Forme dois grupos e peça para que todos olhem bem os detalhes da árvore. Em seguida eles devem sair do ambiente e você retira 7 enfeites. Quando eles voltarem devem dizer o que sumiu dali. É possível repetir a brincadeira quantas vezes quiser, para formar uma pontuação. Outra ideia é incluir itens na árvore, ao invés de tirar.

 

  1. Quiz sobre Jesus: hora de ver quem está em dia com as leituras bíblicas. Formule algumas perguntas sobre a vida de Jesus para que os adolescentes possam responder. Durante o jogo eles têm duas possibilidades de ajuda: perguntar a alguém mais velho ou buscar na bíblia a resposta. Internet não vale! Se achar interessante, pode ampliar o jogo colocando perguntas sobre outras questões da Bíblia.

 

  1. Imagem & Ação de Natal: conhece o jogo Imagem & Ação, em que as pessoas precisam adivinhar o desenho feito pelo amigo? É justamente o que acontece aqui, só que com objetos e situações do Natal. Você precisa de um quadro ou aqueles cavaletes com papel e pode confeccionar cartões com as palavras do jogo.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também